Corumbá

Saúde notifica apenas um caso de dengue na primeira semana de 2018

 

Apenas um caso de dengue foi notificado na primeira semana de 2018. O caso suspeito foi diagnosticado no bairro Dom Bosco. É o que informa o Boletim Epidemiológico número 1, da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá. O levantamento identificou ainda um caso notificado de zica vírus na região do Jardim dos Estados.

Na semana 01 não houve nenhum caso notificado de chikungunya em Corumbá, assim como também ocorreu com a influenza. Já no período entre 31 de dezembro de 2017 e 7 de janeiro de 2018 foi confirmado um caso de leishmaniose visceral no bairro Cravo Vermelho III.

Diarréia

A diarreia aguda é uma síndrome clínica de diversas etiologias que se caracteriza por alterações do volume, consistência e frequência das fezes, mais frequentemente associada com a liquidez das fezes e o aumento no número de evacuações. Com grande frequência costuma ser acompanhada de vômitos, febre, cólicas e dor abdominal.

Algumas vezes pode apresentar muco e sangue (disenteria). Em geral é autolimitada, isto é, tende à cura espontaneamente, com duração entre 2 a 14 dias, e sua gravidade depende da presença e intensidade da desidratação ou do tipo de toxina produzida pelo agente que provocar outras síndromes.

Conforme o Boletim Epidemiológico, na semana 01 foram registrados 4.394 casos de doenças diarreicas agudas. Destes, 225 casos ocorreram crianças menores de um ano, 1.080 em crianças de um a quatro anos, 468 casos em criança de cinco a nove anos e 2532 casos em crianças com mais de 10 anos.

Na primeira semana de janeiro de 2018, também já foram notificados 14 casos de conjuntivite viral. A doença é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas.

Ações

Com base nos casos notificados e confirmados, as equipes da Secretaria de Saúde realizaram as seguintes ações de combate ao vetor: foram visitados 3264 imóveis nas atividades de rotina, onde foram feitas eliminação de focos com o objetivo de impossibilitar o desenvolvimento do vetor e orientação junto aos moradores para que evitem o acúmulo de materiais que possam favorecer o depósito de ovos do mosquito transmissor.

A equipe de bloqueio químico realizou a borrifação com a bomba costal em 274 imóveis nas micro áreas São Vicente, TV Morena, Jardim dos Estados, Almirante Tamandaré. A Equipe de Bloqueio Mecânico realizou bloqueio nas micro áreas Jardim dos Estados, TV Morena, Almirante Tamandaré e Linha Férrea. Em todas as notificações foram feitas o manejo ambiental.