Corumbá

Saúde em Dia agiliza acesso da população aos serviços de saúde pública

 

Participando de todo o andamento da ação ‘Saúde em Dia’, ao longo do último sábado, 08 de julho, o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, destacou que o projeto iniciado hoje busca agilizar o atendimento da população na rede municipal de saúde.

“Temos que dar agilidade no atendimento à população. Com essa ação, queremos dar dinamismo ao SUS (Sistema Único de Saúde). É um evento pró SUS, para que a população tenha resolutividade no serviço prestado, e possa manter sua saúde em dia”, afirmou o secretário.

Rogério enfatizou que o ‘Saúde em Dia’ garante que o exame seja marcado próximo da consulta, o que permite um diagnóstico mais preciso. “É uma iniciativa da Prefeitura. Uma ação grandiosa e inédita em Corumbá na qual queremos, além do dinamismo, oferecer a forma como a população deve ser atendida”, disse.

A ação ‘Saúde em Dia’ reforçou o gestor, traz exames e consultas especializadas que figuram com grande fila de espera. “No caso da ultrassonografia são mil exames para ser realizados no final de novembro; consultas especializadas de cardiologistas também para o final de novembro; endodontia, cirurgia de canal com 1.200 exames para realização. Você faz a triagem do paciente e não consegue resolver em menos de dois anos. É uma situação com a qual assumimos a gestão e que não gostaríamos que continuasse”, argumentou.

“Nosso objetivo é fortalecer as ações de prevenção e promoção em saúde. Temos de reduzir a espera para realização desses exames como ultrassonografia, tratamento odontológico, especializadas como cardiologia, oftalmologia e ortopedia”, ressaltou o secretário ao destacar que o projeto que surgiu da vontade dos profissionais de Saúde da rede municipal de mostrar e “fazer com que o SUS funcione, acreditando na essência do SUS quando foi criado”, frisou.

Responsável pela coordenação do projeto, o secretário ressaltou que toda a pasta está envolvida. “Há o empenho das coordenadorias, gerências e não podemos esquecer dos colaboradores que estão na ponta, nas unidades de saúde, que nos ajudam a fazer a remarcação, a prestar o atendimento humanizado e nos possibilitam o atendimento noturno para os pacientes”, finalizou Rogério Leite. (Assessoria de Comunicação-PMC)