Corumbá

Saúde de Corumbá realiza atividades no Dia Mundial da Luta Contra a Aids

 

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, programou uma série de ações para o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, 1º de dezembro. As atividades estão a cargo da equipe do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais de Corumbá e as ações serão preventivas.

Para esta quinta-feira, 01, está programada “Blitz da Prevenção” no centro da cidade, com distribuição de material informativo e a disponibilização de preservativos masculinos e femininos. Além disso, nos dias 01 e 02, serão realizados testes para HIV no Centro de Saúde Dr. João de Brito. Os testes são rápidos, gratuitos e sigilosos.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado em 1º de dezembro por uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, cerca de 800 mil pessoas vivam com HIV e AIDS, sendo que muitas desconhecem sua situação. Dessas pessoas, não sabem que estão infectadas, cerca de 30% chegam ao serviço de saúde tardiamente.

Como se pega o HIV

O HIV está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno. O vírus pode ser transmitido de várias formas: sexo sem camisinha (oral, vaginal ou anal); compartilhando agulhas e seringas contaminadas; da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, na hora do parto e/ou amamentação; transfusão de sangue contaminado com o HIV; instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas.

Para saber se está com HIV, a pessoa deve fazer um dos testes existentes para diagnosticar a doença. O resultado é seguro e sigiloso. É realizado a partir da coleta de sangue. Os pacientes que tiverem o resultado positivo devem fazer acompanhamento médico.

A campanha visa uma interação maior com a população e pretende reforçar as ações de promoção e prevenção para alcançar objetivos estabelecidos na Programação Anual de Metas, destacando a importância do trabalho de prevenção.

Mais informações podem ser obtidas no Programa Municipal de DST/AIDS/HV ou pelo telefone (67) 3907-5379.

 

Por: Da Redação