Corumbá

São João promete esquentar a noite corumbaense no Porto Geral

 

O Arraial do Banho de São João começa pra valer no Porto Geral de Corumbá. Após a abertura da Exposição de Telas do São João do Pantanal, no Museu de História do Pantanal (Muhpan), na noite de quinta-feira, esta sexta (22) reserva uma série de atrações na estrutura montada na ferradura e na Rua Manoel Cavassa, antecendo o grande dia da festa marcado para o sábado, dia 23 de junho, quando mais de 100 andores descerão a Ladeira Cunha e Cruz, para o banho da imagem de São João Batista nas águas do Rio Paraguai.

Para esta noite, além de muita comida e bebida típica da época disponíveis na praça de alimentação, a programação reserva apresentações de quadrilhas juninas e muita música com Osmar Camilo e Amigos do Chamamé, a partir das 20 horas.

O Arraial do Banho de São João é realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. Para este ano, o Município reservou para o sábado, véspera de São João, uma programação diversificada. Começa com a largada simbólica do 1º Enduro do Pantanal no Porto Geral, às 19 horas.

Também neste mesmo horário, os andores com as imagens do Santo descem a Ladeira Cunha e Cruz em direção à Prainha, onde São João é banhado nas águas do Rio Paraguai. A expectativa é que mais de 100 andores cumpram esta tradição secular. Para se ter numa ideaia, a Superintendência da Cultura cadastrou 92 festeiros. Mas, na mesma instituição, há registros da existência de 112 famílias de festeiros.

Um andor que desce a Ladeira Cunha e Cruz é o da Prefeitura. A comncentração acontece às 20 horas na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), onde será rezado o terço e orações em homenagem a São João Batista. A Banda Manoel Florêncio acompanha a celebração. A roda de Siriri e Cururu também anima a festa e mantém viva uma das tradições do São João de Corumbá.

Já no Porto Geral, os cururueiros ficam responsáveis pela elevação do Mastro de São João, que será seguido por um show pirotécnico. A comemoração continua com apresentações de quadrilhas juninas e com as comidas e bebidas típicas oferecidas na praça de alimentação.

A programação prevê ainda a Seresta Especial de São João Batista, neste sábado, animada pela Banda Show Corumbá, Porteira do Chamamé e do grupo Canto Nativo. No domingo, dia 24, o Pôr do Som de São João, no teatro de arena do Porto Geral, receberá Osmar Camilo e Grupo Renascer e Os Garotos, a partir das 17 horas.

O Arraial do Banho de São João de Corumbá é conhecido como o melhor de todo o Mato Grosso do Sul e o único do Brasil que mantém a tradição de banhar o Santo. Representa a valorização e o resgate das tradições folclóricas e da cultura popular que se manifestam através das rezas e crenças, cujas raízes estão presentes no sentimento e na alma do povo corumbaense. Começa na casa das famílias festeiras que reúnem parentes e amigos, em momentos de muita fé e devoção, e tem como ponto alto o banho de São João nas águas do Rio Paraguai, na prainha do Porto Geral.

 

Por: Da Redação