Corumbá

São João fortalece cultura e potencializa economia corumbaense, destaca prefeito

 

Ao anunciar a programação dos quatro dias do Arraial do Banho de São João 2017, na manhã desta segunda-feira, 12 de junho, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira destacou a importância da festa para Corumbá, que deve seu grande destaque à força dos festeiros, que, por anos, promovem a festa e mantêm a tradição histórica da celebração.

“É o segundo maior evento em importância na nossa cultura. Este ano temos motivações extras. A primeira delas é que Corumbá está entre os cinco municípios brasileiros que estão recebendo atenção especial do Governo Federal, via Ministério do Turismo, para potencializar turisticamente o Banho do São do João. Nossa outra motivação é que está em andamento o processo que pede o Registro do Banho como Bem Imaterial Nacional. Ainda está em fase de análise pelo Iphan e nossa expectativa é que seja o último ano dessa avaliação. Como Bem Imaterial do País, a festa ganha e muito”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense.

De acordo com o prefeito, o reconhecimento como Bem Imaterial Nacional pode ampliar a potencialidade para captação de recursos fora da alçada da Administração Municipal. “Hoje, é quase exclusivo com recursos do Poder Público Municipal. Este ano, temos como parceiro o Governo do Estado. Queremos aumentar a festa com parcerias em recursos da iniciativa privada e governo federal”, disse o prefeito. Ruiter enfatizou que o Governo do Estado está apoiando o Arraial do Banho de São João 2017 trazendo o show do grupo Falamansa, além dos investimentos na segurança do evento.

O Banho de São João já foi registrado como Bem Imaterial do Estado de Mato Grosso do Sul. Em 2010, durante a segunda administração do prefeito Ruiter Cunha, teve início o processo que pede o Registro da manifestação religiosa como Bem Imaterial Nacional.

A festa terá como atrações musicais nacionais shows da dupla Edson e Hudson e do grupo Falamansa. Também estão programadas apresentações de artistas locais e regionais. Contará com concursos de quadrilhas juninas e de andores, apresentações de quadrilhas, pau de sebo, altares de todos os santos, levantamento do mastro de São João e Roda de Cururu e Siriri, além da tradicional descida dos andores que ocorre na noite de 23 para 24 de junho. Em todas as noites funcionará uma praça de alimentação no circuito do evento, montado na rua Manoel Cavassa, no Porto Geral.

Também participaram da coletiva de apresentação da programação do Banho de São João, o vice-prefeito Marcelo Iunes e o diretor-presidente da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá, Luiz Mário do Nascimento Cambará.