Corumbá

Sandálias de Frei Mariano abre o Carnaval Cultural de Corumbá esta noite

 

Carnaval Cultural de Corumbá 2015 será aberto oficialmente na noite desta quarta-feira, 11, com o bloco Sandálias de Frei Mariano. A concentração será a partir das 20 horas na Rua América, entre a Frei Mariano e a Antônio Maria Coelho, centro da cidade.

As camisetas estão sendo vendidas na Casa de Cultura Luís de Albuquerque, em frente à Praça da República, das 8 às 18 horas, ao preço de R$ 20,00.

A passagem do bloco pela Passarela do Samba (Rua Frei Mariano e Avenida General Rondon) marca o início do carnaval corumbaense, considerado o maior e melhor do centro oeste brasileiro. A realização está a cargo da Prefeitura Municipal, sob a coordenação da Fundação de Cultura de Corumbá, com apoio de parceiros.

Criado em 2006, o bloco a princípio contava apenas com servidores municipais. Foi uma forma de brincar com uma das lendas mais fortes do Pantanal sul-mato-grossense, as sandálias do Frei Mariano que, acusado de não pagar o relógio da igreja que acabara de construir, em 1887, vingou-se rogando uma praga contra os moradores de Corumbá.

Programação

A festa será aberta oficialmente esta noite e a programação é bastante extensa. Para amanhã, dia 12, quinta-feira, a folia será animada pelo bloco os Fusqueiros, às 20 horas, além da descida dos Blocos de Sujo, e o Desfile de Fantasia no Corumbaense Futebol Clube, a partir das 20 horas.

No dia 13, sexta-feira, quem toma conta da Passarela do Samba são os blocos de sujos, com destaque para o Cibalena que arrasta uma verdadeira multidão. A estimativa é que mais de 20 mil pessoas participem do bloco este ano.

Nesta mesma noite, na estrutura montada na Praça Generoso Ponce, acontece a abertura dos shows populares. E a grande atração será o Rio Samba Show, do Rio de Janeiro, a partir das 22 horas.

No sábado de carnaval, 14, a Prefeitura programou folia no Distrito de Albuquerque com o baile infantil às 16 horas e o show-baile a partir das 20 horas, no Centro Comunitário.

Neste mesmo dia, a partir das 20h30, acontece o desfile dos blocos oficiais na Passarela do Samba: Flor de Abacate; Oliveira Somos Nós; Os Intocáveis; Bloco Arthur Marinho; Afro Samba Reggae (Antigo Olodum); Praia, Bola e Cerveja; Vitória Régia; Bola Preta; Nação Zumbi; Águia da Vila, e Clube dos Sem. Já na madrugada de domingo, show local na Generoso Ponce.

O domingo, 15, começa com o bloco Afoxé Muzenza Pantaneiro descendo a avenida, às 19 horas. Nesta mesma noite, a partir das 20h30, desfile das escolas de samba do segundo grupo: Caprichosos de Corumbá; Estação Primeira do Pantanal; Unidos da Major Gama, e Imperatriz Corumbaense. A Marquês de Sapucaí encerra a primeira noite e sua apresentação é válida pelo grupo especial. A noite terá ainda show local na Generoso Ponce, a partir das 03 horas.

A segunda-feira, 16, reserva o desfile das escolas de samba do primeiro grupo. A partir das 20h30 passam pela Passarela do Samba a Mocidade Independente da Nova Corumbá; Império do Morro; A Pesada; Acadêmicos do Pantanal, e Vila Mamona. Na praça, show local a partir das 03 horas da manhã de terça.

E, para reviver o passado, a última noite do carnaval corumbaense, terça-feira, 17, terá o brilho do Desfile Cultural na Passarela do Samba. A partir das 20 horas, desfilam os Bonecões, a Corte de Momo, Corso (carros antigos), os Fuscas, Ala das Pastoras, Ala dos Marinheiros, Bloco do Frevo, e os Cordões Carnavalescos: Cinelândia, Cravo Vermelho, Flor de Corumbá e Paraíso dos Foliões. O encerramento será com o Bloco dos Palhaços.

Já no palco da Generoso Ponce, um show nacional com Gaby Amarantos, a partir das 23 horas. E a folia promete seguir até o amanhecer da quarta-feira de cinzas com mais dois shows com bandas locais.

E, na quarta-feira, 18, na Passarela do Samba, a partir das 16 horas, apuração do desfile de Cordões Carnavalescos, dos Blocos Oficiais e das Escolas de Samba do primeiro e segundo grupo.

 

Por: Da Redação