Corumbá

Salatiel sugere adesão de Corumbá ao programa Bicicleta Brasil

 

Requerimento de autoria do vereador Salatiel do Nascimento (PDT) propõe a adesão de Corumbá ao Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, conhecido como Bicicleta Brasil, instituído pelo Ministério das Cidades.

Os municípios, segundo o vereador, podem pleitear recursos do governo federal para implantar infraestrutura necessária para a circulação segura de bicicleta nos espaços urbanos, como ciclovias, ciclofaixas e sinalização.

Salatiel sugeriu que a prefeitura crie dentro de sua estrutura um núcleo que trate dos estudos de viabilidade e implantação da infraestrutura, observando que o Ministério das Cidades tem recursos, cuja liberação depende de projetos de investimentos.

Obrigatório

O vereador apresentou estudos do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), segundo os quais apenas 7% dos brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte, cujo índice deve ser ainda menor em Corumbá. Por esta razão, o governo federal criou o programa, incentivando o uso da bicicleta integrado com o transporte coletivo.

Salatiel lembrou que a Lei nº 12.587, que institui as diretrizes de política nacional de mobilidade urbana, tornou obrigatório, até 2015, a elaboração dos planos de mobilidade urbana pelos municípios com mais de 20 mil habitantes.

 

Por: Da Redação