Corumbá

Ruiter lança Arraial do Banho de São João com expectativa de maior público

 

Na manhã desta segunda-feira, 12 de junho, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira lançou em seu gabinete, na presença da imprensa corumbaense, o Arraial do Banho de São João 2017. Considerado o segundo maior evento de importância da cultura corumbaense, a festa vai contemplar artistas locais, com renome estadual e grandes atrações nacionais com a banda Falamansa e a dupla Edson e Hudson. O maior São João do Centro-Oeste vai acontecer de 22 a 25 de junho.

Ruiter afirmou que o evento está sendo realizado este ano com motivações extras. A primeira, porque Corumbá foi selecionada pelo Ministério do Turismo para receber atenção especial do Governo Federal com relação à festa, a fim de potencializá-la turisticamente. A segunda motivação é o processo de reconhecimento do Banho de São João como patrimônio imaterial nacional que está em fase de conclusão, faltando apenas a apreciação do IPHAN. A expectativa é que este seja o último ano de análise.

“Com essas conquistas, queremos aumentar a festa com recursos de fora, da iniciativa privada e, em especial, tendo patrocínio do Ministério do Turismo para que a gente possa incrementar a nossa festa”, afirmou o prefeito corumbaense que destacou o apoio do Governo do Estado. “Um dos shows nacionais, o de Falamansa, será bancado pelo Governo do Estado em sua totalidade. Além disso, o Governo está oferecendo toda a estrutura de segurança e ajudando também no reconhecimento do Banho de São João como patrimônio imaterial nacional para que de fato isso seja uma conquista do município de Corumbá e também uma conquista do Estado de Mato Grosso do Sul”, disse Ruiter.

Ele acredita que o reconhecimento do Banho de São João como patrimônio imaterial pode ampliar a capacidade de arrecadação do município para a festa, gerando mais riqueza e renda para a cidade. O prefeito frisou ainda que todos os grandes eventos realizados durante sua gestão terão a característica de fomento à economia local.

De acordo com Luiz Mário Cambará, diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, o interesse da população pelo Concurso de Andores, sorteio de barracas e Concurso de Quadrilhas Juninas tem superado as expectativas. Por causa da espera no aumento de turistas, a estrutura do palco para o show será mudado de local. Ele será instalado na rua, próximo ao Museu de História do Pantanal. “Com certeza a festa será bem maior, tanto que fizemos essas alterações na estrutura para recebermos o público. Em relação aos anos anteriores, quando a média era de 10 mil pessoas por dia, estamos esperando com certeza um público bem maior, em função das atrações nacionais”, afirmou Cambará.

Para ele, o reconhecimento do Banho de São João como patrimônio imaterial nacional vai fortalecer bastante a divulgação da festa e o aquecimento da economia, trazendo mais turistas para a cidade, ajudando, por consequência, no crescimento do próprio evento. “Isso vai atrair recursos da iniciativa privada, do Governo do Estado e também do Governo Federal, através do Ministério do Turismo. A gente passa a se credenciar para trazer investimentos”, disse Cambará.

Uma turismóloga e um assessor de comunicação do Ministério do Turismo foram recebidos na semana passada pela Prefeitura de Corumbá, a fim de fazerem reconhecimento da área e traçar roteiro, já que eles retornam ao município no período da festa para divulgação nacional e internacional. “O grande lance dessa vinda dos técnicos do Ministério do turismo é que eles não vão vir fazer somente a cobertura do São João, mas também divulgar outros atrativos que tem a região. Todos os atrativos turísticos também serão visitados e serão incluídos nesse roteiro turístico”, explicou Luiz Mário Cambará. Segundo ele, o MTur vai trazer jornalistas patrocinados pelo Ministério a fim de fazer essa divulgação da festa e das belezas de Corumbá no Brasil e no exterior. Todos os profissionais contratados pelo MTur são especializados em coberturas de eventos turísticos.

Confira programação da festa:

22/06 – QUINTA-FEIRA

Local: Porto Geral
Atrações:
18h00 – Praça de Alimentação;
18h00 – Altares de todos os santos;
19h00 – Pau de Sebo
19h00 – Concurso de Quadrilhas Juninas;
19h00 – Concurso de Andores;
20h30 – Show Local – Marcelo Oliveira;
21h30 – Show Local – Marinho Azevedo;
23h00 – Show Local – Izze;
00h00 – Show Local – Os Garotos.

23/06 – SEXTA-FEIRA

Local: Porto Geral
Atrações:
18h00 – Praça de Alimentação;
18h00 – Altares de todos os santos;
19h00 – Pau de Sebo
20h00 – Show Regional – Dudu Lino;
21h30 – Show Regional – Guilherme e Falcão;
23h30 – Levantamento do Mastro de São João e Roda de Cururu e Siriri;
00h00 – Show Pirotécnico;
00h10 – Show Regional – Evandro Campos.

BANHO DE SÃO JOÃO 2017

Descida dos Andores
Local: Ladeira Cunha e Cruz
Concentração do Andor da Prefeitura e Missa Campal de São João
Local: ILA – Casa de Cultura Luiz de Albuquerque
Hora: 20h00
Elevação do Mastro de São João
Local: Orla do Porto Geral
Hora: 23h30
Roda de Cururu e Siriri
Local: Orla do Porto Geral
Hora: 23h30

24/06 – SÁBADO

Local: Porto Geral
Atrações:
18h00 – Praça de Alimentação;
18h00 – Altares de todos os santos;
19h00 – Pau de Sebo;
19h00 – Apresentação de Quadrilhas Juninas;
20h30 – Show Regional – Marquinhos Echeverria;
22h00 – Show Regional – João Haroldo e Betinho;
23h30 – Show Nacional – EDSON E HUDSON.

25/06– DOMINGO

Local: Porto Geral
Atrações:
18h00 – Praça de Alimentação;
18h00 – Altares de todos os santos;
19h00 – Pau de Sebo;
19h00 – Apresentação de Quadrilhas Juninas;
19h30 – Show Regional – Forró Zen;
21h00 – Show Nacional – FALAMANSA.