Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Ladário-MS, 14 de junho de 2017

Powered by WP Bannerize


Ruiter lança Arraial do Banho de São João com expectativa de maior público

Postado em 14 de junho de 2017 por Pérola News há 3 meses


Na manhã desta segunda-feira, 12 de junho, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira lançou em seu gabinete, na presença da imprensa corumbaense, o Arraial do Banho de São João 2017. Considerado o segundo maior evento de importância da cultura corumbaense, a festa vai contemplar artistas locais, com renome estadual e grandes atrações nacionais com a banda Falamansa e a dupla Edson e Hudson. O maior São João do Centro-Oeste vai acontecer de 22 a 25 de junho.

Ruiter afirmou que o evento está sendo realizado este ano com motivações extras. A primeira, porque Corumbá foi selecionada pelo Ministério do Turismo para receber atenção especial do Governo Federal com relação à festa, a fim de potencializá-la turisticamente. A segunda motivação é o processo de reconhecimento do Banho de São João como patrimônio imaterial nacional que está em fase de conclusão, faltando apenas a apreciação do IPHAN. A expectativa é que este seja o último ano de análise.

“Com essas conquistas, queremos aumentar a festa com recursos de fora, da iniciativa privada e, em especial, tendo patrocínio do Ministério do Turismo para que a gente possa incrementar a nossa festa”, afirmou o prefeito corumbaense que destacou o apoio do Governo do Estado. “Um dos shows nacionais, o de Falamansa, será bancado pelo Governo do Estado em sua totalidade. Além disso, o Governo está oferecendo toda a estrutura de segurança e ajudando também no reconhecimento do Banho de São João como patrimônio imaterial nacional para que de fato isso seja uma conquista do município de Corumbá e também uma conquista do Estado de Mato Grosso do Sul”, disse Ruiter.

Ele acredita que o reconhecimento do Banho de São João como patrimônio imaterial pode ampliar a capacidade de arrecadação do município para a festa, gerando mais riqueza e renda para a cidade. O prefeito frisou ainda que todos os grandes eventos realizados durante sua gestão terão a característica de fomento à economia local.

De acordo com Luiz Mário Cambará, diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, o interesse da população pelo Concurso de Andores, sorteio de barracas e Concurso de Quadrilhas Juninas tem superado as expectativas. Por causa da espera no aumento de turistas, a estrutura do palco para o show será mudado de local. Ele será instalado na rua, próximo ao Museu de História do Pantanal. “Com certeza a festa será bem maior, tanto que fizemos essas alterações na estrutura para recebermos o público. Em relação aos anos anteriores, quando a média era de 10 mil pessoas por dia, estamos esperando com certeza um público bem maior, em função das atrações nacionais”, afirmou Cambará.

Para ele, o reconhecimento do Banho de São João como patrimônio imaterial nacional vai fortalecer bastante a divulgação da festa e o aquecimento da economia, trazendo mais turistas para a cidade, ajudando, por consequência, no crescimento do próprio evento. “Isso vai atrair recursos da iniciativa privada, do Governo do Estado e também do Governo Federal, através do Ministério do Turismo. A gente passa a se credenciar para trazer investimentos”, disse Cambará.

Uma turismóloga e um assessor de comunicação do Ministério do Turismo foram recebidos na semana passada pela Prefeitura de Corumbá, a fim de fazerem reconhecimento da área e traçar roteiro, já que eles retornam ao município no período da festa para divulgação nacional e internacional. “O grande lance dessa vinda dos técnicos do Ministério do turismo é que eles não vão vir fazer somente a cobertura do São João, mas também divulgar outros atrativos que tem a região. Todos os atrativos turísticos também serão visitados e serão incluídos nesse roteiro turístico”, explicou Luiz Mário Cambará. Segundo ele, o MTur vai trazer jornalistas patrocinados pelo Ministério a fim de fazer essa divulgação da festa e das belezas de Corumbá no Brasil e no exterior. Todos os profissionais contratados pelo MTur são especializados em coberturas de eventos turísticos.

Confira programação da festa:

22/06 – QUINTA-FEIRA

Local: Porto Geral
Atrações:
18h00 – Praça de Alimentação;
18h00 – Altares de todos os santos;
19h00 – Pau de Sebo
19h00 – Concurso de Quadrilhas Juninas;
19h00 – Concurso de Andores;
20h30 – Show Local – Marcelo Oliveira;
21h30 – Show Local – Marinho Azevedo;
23h00 – Show Local – Izze;
00h00 – Show Local – Os Garotos.

23/06 – SEXTA-FEIRA

Local: Porto Geral
Atrações:
18h00 – Praça de Alimentação;
18h00 – Altares de todos os santos;
19h00 – Pau de Sebo
20h00 – Show Regional – Dudu Lino;
21h30 – Show Regional – Guilherme e Falcão;
23h30 – Levantamento do Mastro de São João e Roda de Cururu e Siriri;
00h00 – Show Pirotécnico;
00h10 – Show Regional – Evandro Campos.

BANHO DE SÃO JOÃO 2017

Descida dos Andores
Local: Ladeira Cunha e Cruz
Concentração do Andor da Prefeitura e Missa Campal de São João
Local: ILA – Casa de Cultura Luiz de Albuquerque
Hora: 20h00
Elevação do Mastro de São João
Local: Orla do Porto Geral
Hora: 23h30
Roda de Cururu e Siriri
Local: Orla do Porto Geral
Hora: 23h30

24/06 – SÁBADO

Local: Porto Geral
Atrações:
18h00 – Praça de Alimentação;
18h00 – Altares de todos os santos;
19h00 – Pau de Sebo;
19h00 – Apresentação de Quadrilhas Juninas;
20h30 – Show Regional – Marquinhos Echeverria;
22h00 – Show Regional – João Haroldo e Betinho;
23h30 – Show Nacional – EDSON E HUDSON.

25/06– DOMINGO

Local: Porto Geral
Atrações:
18h00 – Praça de Alimentação;
18h00 – Altares de todos os santos;
19h00 – Pau de Sebo;
19h00 – Apresentação de Quadrilhas Juninas;
19h30 – Show Regional – Forró Zen;
21h00 – Show Nacional – FALAMANSA.


Busca

Publicidade





Todos os direitos reservados a Jornal Pérola do Pantanal News www.perolanews.com.br / Tel. (67) 99254-9537
E-mail: jornalperola@ibest.com.br / End.: Rua Castro Alves, nº 60, Bairro Boa Esperança, Ladário-MS, CEP: 79370-000

Jornalista: Douglas Assad Arruda
MTB nº 1631/MS
Site desenvolvido por Matheus S. Nascimento