Corumbá

Ruiter define investimentos em reunião com Reinaldo Azambuja

 

Campo Grande (MS) – Reunião do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira com o governador Reinaldo Azambuja, na tarde da terça-feira, 04 de abril, em Campo Grande, definiu os investimentos que serão realizados em Corumbá em parceira entre Prefeitura e Governo do Estado. As ações serão anunciadas na próxima semana, quando se completam os primeiros 100 dias da Administração Municipal. O governador participará do anúncio previsto para 11 de abril.

O encontro com o chefe do Executivo Estadual teve saldo bastante positivo, avaliou o prefeito, ao informar alguns dos investimentos que serão executados em parceria entre Estado e Município. “Conseguimos, com a sensibilidade do governador, ter nossos pleitos atendidos, principalmente, no que tange a um projeto para melhoria e qualificação no atendimento do nosso hospital. Vamos lançar, em parceria com o Governo do Estado, a revitalização da nossa Santa Casa bem como a construção de um novo pronto-socorro, que além de dar condições mais dignas para atendimento às pessoas vai permitir que o espaço físico que ali está hoje se incorpore ao hospital. Estamos fazendo um grande investimento na saúde para, de fato, proporcionar, que nossa população tenha atendimento bem qualificado”, afirmou Ruiter. Também participaram da reunião os secretários de Estado Eduardo Riedel (de Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

De acordo com o prefeito, também serão anunciadas ações relacionadas aos recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). O Município assinou, no início deste ano, contrato de financiamento de 80 milhões de dólares (cerca de 247,2 milhões de reais), para execução do Programa de Desenvolvimento Integrado de Corumbá (PDI). Metade desse recurso é financiado pelo Fonplata e a outra se refere à contrapartida da Prefeitura de Corumbá.

“Vamos anunciar um pacote de obras, junto com o Governo do Estado, para potencializarmos os recursos do Fonplata, que são recursos externos que o Município conseguiu captar, mas que para acontecer precisam da contrapartida do Município, além do pagamento do financiamento. O Município precisa fazer obras de contrapartida para ter esse dinheiro liberado. O Estado vai nos ajudar nessa contrapartida, sendo parceiro disso. Apresentamos as obras ao governador e ele autorizou, serão enquadradas como contrapartida do Fonplata e ele vai anunciá-las. São obras de infraestrutura, paisagismo, urbanismo, revitalização e reperfilamento das ruas dando condições de trafegabilidade melhor em grandes eixos viários e na orla portuária do município também”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

O planejamento é que as obras tenham início em no máximo 90 dias. “A perspectiva é que a partir da realização desse ato consigamos, no mais tardar, em 90 dias, dar a ordem de serviço para execução de várias dessas obras que serão anunciadas. Tem toda uma equipe trabalhando para que aconteça o mais rapidamente possível. Assinando a liberação dos recursos, tendo aval do Governo do Estado após a liberação, trabalharemos com muita celeridade para em até 90 dias termos a condição de fazer com que tenhamos as obras em execução”, disse o prefeito.

 

Por: Da Redação