Corumbá

Ruiter decreta luto oficial de 3 dias pelo falecimento de Heloísa Urt

 

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) assinou o decreto nº 990, de 23 de novembro de 2011, declarando luto oficial de três dias em Corumbá pelo falecimento, na tarde desta quarta-feira (23), da cidadã corumbaense/ladarense Heloísa Helena da Costa Hurt, diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal. No documento, o chefe do Executivo lamenta a perda inestimável e destaca sua dedicação à região pantaneira e os relevantes serviços que a ela prestou ao longo da vida, como ativista cultural, “sempre guerreira na defesa das manifestações dos povos corumbaense e ladarense”.

Além do reconhecimento de sua militância cultural e política, o prefeito enfatizou a grande figura humana que foi “essa mulher ímpar, sempre generosa e solidária, elogiosa quando cabível, mas sem nunca deixar de manifestar suas críticas, quando necessárias”, e que vinha desenvolvendo um “excelente trabalho à frente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal”. Dessa forma, o decreto estabelece que, durante o período de luto oficial, as bandeiras serão hasteadas a meio mastro nas repartições públicas municipais. Além do decreto, outras homenagens estão sendo preparadas para o período, inclusive para o sepultamento, que ocorre nesta quinta-feira (24).

Para Ruiter, o falecimento de Helô, como era carinhosamente conhecida, é uma perda imensurável não apenas para o setor cultural, mas para toda a sociedade corumbaense/ladarense, já que ela dedicou a vida à luta pela cultura pantaneira, pela preservação e divulgação da história local, tornando-se uma referência estadual no assunto. “Devemos muito a ela o fato de Corumbá ter, atualmente, tanto destaque em Mato Grosso do Sul e até no Brasil em matéria de cultura. Ela é, sem dúvida, uma das grandes responsáveis por termos hoje, por exemplo, o maior carnaval do Centro-Oeste e a melhor festa de São João do Estado”, disse.

Com o mais rico e diversificado calendário de eventos culturais do Estado, Helô esteve à frente, para citar apenas o ano de 2011, do Carnaval de Corumbá, reconhecidamente o melhor e mais completo do Centro-Oeste brasileiro; do Arraial do Banho de São João, tombado como Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso do Sul; da Semana Sabor e Arte, incluindo os festivais Gastronômico, Corumbá em Dança e Concerto de Santa Cecília; dos jardins do Natal (iniciado em 2010), da Folia, Caipira e das Primaveras; além de eventos como Pôr do Som e Noite da Seresta, entre outros; e ainda contribuiu para grandes eventos como os festivais da América do Sul e Pantanal das Águas.

Em entrevista concedida ao site Diário Online na tarde desta quarta-feira, Ruiter afirmou o seguinte: “A gente perde uma personalidade da cultura e da nossa história, que sempre lutou pelo resgate de tudo o que dizia respeito ao bem de Corumbá. Era muito presente em defender as nossas raízes, nossa bandeira acima de tudo. Perdemos uma companheira, uma pessoa que fazia política e se envolvia na luta, principalmente por aqueles mais necessitados. Para nós políticos, a Helô deixa um exemplo de personalidade que se preocupava com a cultura e história da nossa região. Ela sabia dizer as coisas com simplicidade e, com as ações, sempre lutou pelo melhor para Corumbá”. (Gesiel Rocha, da Assessoria de Comunicação Instituciona da PMC)

 

Por: Da Redação