CorumbáEstado

Ribeirinhos participam de curso de beneficiamento da banana em MS

 

Um levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), mostra que das 17 mil toneladas de banana nanica consumidas em Mato Grosso do Sul apenas 300 toneladas são produzidas no estado, mesmo com a terra fértil e clima ideal para o cultivo. Técnicos do Senar estiveram no Pantanal para ensinar ribeirinhos a fazer vários pratos com a fruta, eles aprenderam a usar da flor a casca da banana verde ou madura.

A instrutora do curso Vilma Aquino Fortes conta a importância de usar todas as partes da fruta. “Fazemos um aproveitamento do coração e da casca porque assim, como todas as frutas, a maior concentração de nutrientes está na casca. Sem falar que na casca também estão as fibras que fazem bem para a digestão”, afirma a instrutora.

A tradicional torta de banana está no cardápio, além de propostas inusitadas como bife à milanesa feito com a casca da fruta e brigadeiro. Uma aluna no curso, Izabel Souza explicou outros pratos possíveis, “A farofa do umbigo da banana, a torta, o licor, o sorvete e mil e uma variedades que nós aprendemos”.

Depois da laranja, a banana é a fruta mais produzida no Brasil e uma das mais produzidas no mundo. É um alimento energético rico em carboidratos e sais minerais, e, se bem processada, a banana pode se tornar uma fonte de renda.

A coordenadora de assistência social rural Rosemeire Esteves dos Santos conta a importância do curso. “Muitas famílias não sabem aproveitar os alimentos, sabem apenas o básico, com os cursos elas têm a oportunidade de melhorar a renda, a qualidade familiar e passar as informações para as outras pessoas”, afirma a coordenadora.

E este é o objetivo do curso do Senar. Nas aulas, além das receitas, as famílias aprendem técninas de manipulação higiênica de alimentos e como embalar de forma correta tudo que foi produzido. “Vai me ajudar muito para fazer para a família e também para as visitas”, conta a dona de casa Norma Souza que também participou do curso.

Receita de biscoito de banana

A maioria das receitas é facil e pode ser feita em casa, como a receita do biscoito de banana. Os ingredientes são: três bananas, uma xícara de açúcar, uma xícara de farinha de trigo, duas colheres de manteiga ou margarina, uma pitada de sal, uma colher de fermento em pó, duas colheres de coco ralado e uvas passas para decorar.

Para começar, amasse as bananas e depois misture todos os ingredientes em uma tigela, o coco ralado é opcional. Por último adicione o fermento em pó e mecha até que a massa fique firme. Para modelar o biscoito é necessário colocar a massa na metade de uma colher e acomodar na forma e para decorar uma uva passa é colocada em cada biscoito. Leve os biscoitos ao forno pré-aquecido durante 20 minutos. (G1-MS)

 

Por: Da Redação