Corumbá

Reverenciando a Marinha, Mocidade da Nova Corumbá quer retomar título do carnaval

Carnavalesco Ricardo Vilalva garante que Mocidade vem na briga pela título (Foto: Kléverton Velasques)

 

Carnavalesco Ricardo Vilalva garante que Mocidade vem na briga pela título (Foto: Kléverton Velasques)

A primeira escola a desfilar no domingo de carnaval, 16 de fevereiro, renderá homenagem a uma importante instituição presente em nossa região. Exaltando a Marinha do Brasil, a Mocidade Independente da Nova Corumbá irá falar desde o fascínio que o mar exerce nos homens até às tecnologias da navegação.

“A gente conta uma história rica da Marinha, inclusive meu primeiro carro fala sobre o mar, quando os marinheiros faziam as grandes viagens e os familiares ficavam apavorados com as sereias, a orientação pelos golfinhos, pelas estrelas. Como chegou aqui a Marinha pela realeza, quando no início ela foi confundida com os piratas”, disse o carnavalesco Ricardo Vilalva, campeão de cinco carnavais de Corumbá.

Com ajuda de uma equipe coesa e da comunidade, ele estruturou o desfile da escola da zona sul da cidade com cerca de 1100 componentes, dos quais 130 virão na bateria, que é comandada pelo mestre Diego.

“Antes se ganhava carnaval em Corumbá por pontos, hoje são décimos, então respeito todas as agremiações. Eu sou um carnavalesco das antigas, que compra e faço todo o meu trabalho aqui em Corumbá, eu confecciono e monto”, explicou Vilalva que mesmo estando com o trabalho adiantado em toda escola promete não parar de fazer retoques até o dia do desfile.

“Eu vou criar mais coisas até o final, até o momento do desfile porque hoje estou com tempo e vou incrementar mais a apresentação”, garantiu o carnavalesco que optou por tirar da apresentação os destaques de ala com um objetivo que julga ser primordial: a evolução da escola na passarela do samba.

“Não quero espaços grandes entre as alas. Vou fazer um desfile técnico, sem preocupação porque sei o espaço que eu tenho para as alegorias e não passar dificuldades na avenida. Vem aí, muitas luzes, muitas cores, porém tudo técnico, venho com regulamento debaixo do braço”, garantiu Ricardo que teve colaboração especializada para a elaboração do enredo.

“Eu não tive dificuldade porque tive por trás disso tudo um historiador (Sandro Assef), uma pessoa rica em conhecimento”, lembrou ao revelar que a Mocidade pontuará todo esse trajeto histórico, porém irá reforçar esse laço da Marinha com o povo pantaneiro.

“Sabemos do carinho do nosso povo com essa instituição militar e também do respeito que ela tem pela nossa gente não apenas zelando pela defesa, mas cuidando de nosso povo com suas ações sociais”, disse.

GRES Mocidade Independente da Nova Corumbá

Fundação: 22 de Junho de 1999
Presidente: Bosco Delgado
Cores: verde, branco e vermelho
Carnavalescos: Ricardo Vilalva
Enredo: “Lançou a âncora, fixou raízes – Marinha do Brasil, uma epopéia no Pantanal”
Samba-enredo: “Lançou a âncora, fixou raízes – Marinha do Brasil, uma epopéia no Pantanal”
Compositor: Reinaldo Bah, Alex Gordão, Tiago Morganti e Thiago Meiners
Intérprete: Braguinha
Número de componentes: 1100
Número de alas: 19
Número de carros alegóricos: 05, mais 01 tripé
Componentes da bateria: 130
Porta-bandeira: Grazi
Mestre-sala: Edelton
Rainha da bateria: Carol Castelo
Mestre de bateria: Diego
Colocação 2014: 3ª do Grupo Especial, com 178,1 pontos
Ordem de desfile em 2015: 1ª a desfilar na segunda-feira, 16 de fevereiro.
Informações: (67) 9222-4591

 

Por: Da Redação