Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Ladário-MS, 2 de dezembro de 2017

Powered by WP Bannerize


REME tem seis alunos premiados nacionalmente na Olimpíada de Astronomia

Postado em 2 de dezembro de 2017 por Pérola News há 2 semanas


Seis alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá receberam na tarde desta sexta-feira, 1° de dezembro, os certificados e medalhas por terem conquistado os primeiros lugares na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Todos participaram da Olimpíada na modalidade Nível 3, destinada aos estudantes regularmente matriculados do 6º ao 9º ano.

Pela Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso – que fica no Assentamento Tamarineiro – quatro estudantes do 8º ano foram premiados na competição realizada em nível nacional. Três deles receberam medalhas de bronze: Weslen da Rocha Silva, Tainara Pessoa da Silva e Samara Divino Santana. Um estudante receberá medalha de prata: Valdeir Freitas de Melo.

A Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo – localizada na área central da cidade – teve dois premiados: Amanda Alves da Silva Santos (8º ano), com medalha de bronze, e Álvaro Vargas Alvarez (7º ano), com medalha de ouro.

O medalhista de ouro, de 11 anos, contou que soube da Olimpíada na própria escola e estudou um vasto conteúdo para a prova, realizada em maio deste ano. “Fiquei sabendo através de uma coordenadora, que falou na sala de aula e comecei a estudar. Era muito conteúdo, constelações, estrelas, galáxias e por aí, mas foi legal. Achei legal ganhar a medalha de ouro”, disse Álvaro Vargas Alvarez.

Diretor-geral do Campus Corumbá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Sandro Moura Santos, destacou a missão que a rede pública de ensino e o caráter nacional da premiação. “Nossa missão devolver para sociedade pessoas capazes de exercer sua cidadania e melhorar sua sociedade. Num momento como esse, em que vejo o destaque desses talentos tão jovens, percebo que estamos cumprindo nossa missão. É uma conquista em nível nacional. Se vocês se dedicarem aos estudos, pensando que esta foi apenas uma etapa vencida, com certeza terão êxito”.

Dois alunos do Campus Corumbá do IFMS também foram premiados: Ronaldo Roca Flores, medalha de prata, e Lucas Willyan Conceição de Moraes, medalha de bronze. Ambos cursam o 3º ano de nível técnico e participaram da OBA na modalidade Nível 4, destinada aos matriculados em qualquer série do Ensino Médio.

Representando o prefeito Marcelo Iunes, o gerente de Sistema de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Wagner Alves Pereira, disse que os vencedores devem dar sequência aos estudos para que possam concretizar grandes conquistas na vida. “Ganhar uma medalha é legal, mas não deve e não encerra aí. Acarreta mais uma responsabilidade a vocês e também aos pais, que estiveram juntos e ajudaram seus filhos. Aquele que ganha o bronze vai buscar a prata, quem ganhou a prata vai buscar o ouro. O ganhador da medalha de ouro vai buscar o maior conhecimento possível para sua inserção no mercado”.

A Olimpíada

Realizada em maio deste ano, a 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica contou com a participação de 661.358 alunos distribuídos em 7.294 escolas de todo o país. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.

Tem como objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins; promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.


 


Busca

Publicidade





Todos os direitos reservados a Jornal Pérola do Pantanal News www.perolanews.com.br / Tel. (67) 99254-9537
E-mail: jornalperola@ibest.com.br / End.: Rua Castro Alves, nº 60, Bairro Boa Esperança, Ladário-MS, CEP: 79370-000

Jornalista: Douglas Assad Arruda
MTB nº 1631/MS
Site desenvolvido por Matheus S. Nascimento