Corumbá

Reme de Corumbá se prepara para Olimpíadas da Língua Portuguesa e Matemática

 

A Rede Municipal de Ensino de Corumbá está se preparando para a realização das Olimpíadas da Língua Portuguesa e de Matemática de 2013. Esta semana, a Prefeitura, por meio de uma equipe da Secretaria Municipal de Educação, iniciou visitas às escolas da Reme como parte da etapa de divulgação por meio de oficinas direcionadas a alunos da 5ª à 9ª séries.

As primeiras escolas visitadas foram a Pedro Paulo de Medeiros e Fernando de Barros na tarde de terça-feira, 02. A secretária Roseane Limoeiro informou que todas as escolas da Reme serão visitadas. A meta é repassar o máximo possível de informações sobre as duas olimpíadas que acontecem pela primeira vez no Município.

Roseane explicou que nestes encontros, os alunos participam de uma oficina de sensibilização e orientação para entenderem melhor como serão conduzidas as atividades desses dois eventos.

A Olimpíada Municipal da Lígua Portuguesa será desenvolvida durante o primeiro semestre de 2013 por meio de oficinas, pesquisas e outras atividades conduzidas pelos professores de língua portuguesa. A premiação está prevista para o dia 05 de julho.

Já a Olimpíada Municipal de Matemática será realizada durante todo o ano letivo. Será desenvolvida por meio de avaliações escritas compostas de dez questões nas três primeiras etapas e oito na quarta e última etapa. O encerramento será em dezembro com a premiação dos finalistas.

Língua Portuguesa

Participam professores da Rede Municipal que estejam em plena atividade durante o ano letivo de 2013, e alunos devidamente matriculados nas unidades da Reme de Corumbá, nas 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª séries, bem como na 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos EJA).

A Olimpíada da Língua Portuguesa será dividida em três categorias: Ensino Fundamental (5ª, 6ª e 7ª séries), Poema; Ensino Fundamental (8ª e 9º séries), Propaganda Social, e Educação de Jovens e Adultos (4ª Fase), Charge.

Rosena informou ainda que a Olimpíada de Língua Portuguesa vai além de um concurso. Ela oferece propostas de formação aos educadores, por meio da distribuição de materiais com orientações pedagógicas pela Secretaria de Educação, com vistas à participação do educador em encontros para reflexão sobre as práticas educativas, para aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretende-se contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.

Matemática

A Olimpíada Municipal de Matemática visa estimular o estudo da Matemática pelos alunos, bem como desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, além de influenciar na melhoria do ensino. O concurso será realizado anualmente e em quatro níveis, de acordo com a escolaridade do aluno.

O primeiro nível é para alunos matriculados na 6ª série do Ensino Fundamental; o segundo para alunos da 7ª série; o terceiro para alunos da 8ª série, e o quarto para alunos da 9ª série. As provas serão escritas e realizadas em quatro fases, por bimestre letivo.

 

Por: Da Redação