Corumbá

Realizado pela Prefeitura de Corumbá, Pantanal Extremo já reúne parcerias de peso

O encontro reuniu empresários de vários segmentos e contou com a presença do senador Delcídio do Amaral (Foto: Silvio Andrade)

 

O encontro reuniu empresários de vários segmentos e contou com a presença do senador Delcídio do Amaral (Foto: Silvio Andrade)

Em noite de apresentação do Pantanal Extremo para empresários, a Prefeitura de Corumbá consegue reunir parceiros de grande peso para a realização dos Jogos de Aventura. A competição reunirá seis modalidades de esportes radicais e será realizada na Capital do Pantanal entre os dias 21 e 24 de novembro. O evento faz parte do projeto estratégico da Prefeitura de diversificar o turismo e transformar a cidade num destino nacional e internacional de jogos de aventura. O lançamento do Pantanal Extremo será em Corumbá, no início de outubro.

O encontro foi prestigiado por empresários de vários segmentos e contou com as presenças do prefeito Paulo Duarte, do senador Delcídio do Amaral, general de brigada, Pedro Paulo de Mello Braga, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, e do contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comandante do 6º Distrito Naval de Ladário.

Além da participação da TV Morena, que cobrirá todas as provas e fará divulgação nacional por meio do sistema Globo, o Pantanal Extremo teve a confirmação da parceria da Caixa Econômica Federal e da empresa Equipe Engenharia, que atua em Corumbá. Outras cotas de patrocínio estão sendo negociadas, inclusive com o apoio do senador Delcídio do Amaral.

Ecoturismo

O prefeito Paulo Duarte destacou a receptividade do empresariado ao evento esportivo, considerado um dos maiores do País, e realçou que o Pantanal Extremo será um marco para o turismo da região ao unir aventura com natureza e a cultura corumbaense. “Este é o grande diferencial, vamos colocar Corumbá definitivamente como destino do ecoturismo”, apontou.

Ao discursar durante o evento, agradecendo o apoio dos futuros parceiros, o prefeito disse que o Pantanal Extremo dará visibilidade a Corumbá, suas belezas naturais, seus atrativos turísticos e, sobretudo, ao seu potencial histórico. “O mundo do esporte radical, nacional e internacional, estará voltado para os jogos, onde a infraestrutura é a natureza. Em Corumbá nós temos tudo: o Rio Paraguai, um relevo privilegiado e tudo o que um atleta pode esperar para enfrentar os maiores e mais extremos desafios”, completou.

Gestão inovadora

Para o senador Delcídio do Amaral, Corumbá é exemplo de sustentabilidade e o Pantanal Extremo vai projetar não apenas seus recursos naturais como a história. “Nosso Estado precisa de uma identidade cultural, precisamos trabalhar isso e Corumbá representa toda essa história que hoje vivenciamos”, afirmou.

“Os Jogos vieram para ser perene e vão mostrar Corumbá para o mundo, é um evento totalmente compatível com a beleza do nosso Pantanal”, completou ele. Delcídio destacou, ainda que a iniciativa da Prefeitura vai fomentar o turismo de natureza, valorizando também a cultura pantaneira. “O Pantanal Extremo é fruto da gestão inovadora do Paulo Duarte”, complementou.

“Fiz questão de parabenizar o prefeito por sua ousadia e visão de futuro. Corumbá, que já é famosa por seu carnaval, o Arraial do Banho de São João e o Festival América do Sul, terá agora a oportunidade de ver suas belezas divulgadas no Brasil e no exterior, e de uma forma leve, moderna, aliando o esporte com o turismo contemplativo, o que, a curto prazo, sem dúvida alguma, trará inúmeros benefícios não só para a nossa gente pantaneira, mas para todo o Mato Grosso do Sul e o Brasil”, reforçou o senador.

“E tudo isso aliado à preservação do meio ambiente, em um ecossistema único no mundo, que nos orgulha e envaidece. Sou parceiro de mais esse evento que chegou pra ficar e se tornar referência no calendário cultural, turístico e esportivo da nossa querida Corumbá”, finalizou Delcídio do Amaral.

Apoio da Caixa

O superintendente da Caixa Econômica Federal, Paulo Antunes, confirmou a parceria por entender que o evento esportivo terá sucesso absoluto, repercutindo internacionalmente e colocando Corumbá no foco do ecoturismo. “Somos parceiros da Prefeitura em vários projetos federais e a Caixa não poderia deixar de apoiar um evento dessa envergadura, explorando o que a cidade tem de melhor, a natureza privilegiada”, disse.

O projeto dos jogos de aventura foi apresentado pelo chefe do escritório da Prefeitura em Campo Grande, Rodrigo Terra, que agradeceu o apoio do Exército e da Marinha, que darão suporte logístico à competição.

Presentes também ao evento a primeira-dama e presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini; a vice prefeita e presidente da Fundação de Cultura, Marcia Rolon; a presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes; e o presidente da Fundação de Esportes (Funec), Elvécio Zequetto.

 

Por: Da Redação