Corumbá

Programação oficial do São João de Corumbá começa nesta quinta-feira

 

Realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, a programação oficial do Arraial do Banho de São João começa nesta quinta-feira (21) com a abertura da Exposição de Telas do São João do Pantanal, no Museu de História do Pantanal (Muhpan), às 19h30. Na sexta-feira (22), A Ferradura do Porto Geral recebe as apresentações de quadrilhas juninas e dos conjuntos Osmar Camilo e Amigos do Chamamé. A festa começa às 20 horas.

No dia 23, a largada simbólica do 1º Enduro do Pantanal abre os festejos no Porto Geral, às 19 horas. Os andores com as imagens do Santo descem a ladeira Cunha e Cruz em direção à Prainha, onde São João é banhado pelas águas do Rio Paraguai, durante toda a noite. Neste ano, a Superintendência da Cultura cadastrou 92 festeiros. A concentração para o andor oficial da Prefeitura acontece às 20 horas na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA).

No local, será rezado o terço e orações em homenagem a São João Batista. A Banda Manoel Florêncio acompanha a celebração. A roda de Siriri e Cururu também anima a festa e mantém viva uma das tradições do São João de Corumbá. Já no Porto Geral, os cururueiros ficam responsáveis pela elevação do Mastro de São João, que será seguido por um show pirotécnico. A comemoração continua com apresentações de quadrilhas juninas e com as comidas e bebidas típicas oferecidas na praça de alimentação.

A Seresta Especial de São João Batista terá a animação da Banda Show Corumbá, Porteira do Chamamé e do grupo Canto Nativo. No domingo, dia 24, o Pôr do Som de São João, no teatro de arena do Porto Geral, receberá Osmar Camilo e Grupo Renascer e Os Garotos, a partir das 17 horas. O Banho de São João de Corumbá é uma das mais tradicionais festas juninas do Centro-Oeste brasileiro e atrai milhares de pessoas pela sua peculiaridade e devoção do povo corumbaense.

 

Por: Da Redação