Corumbá

Programa Social Povo das Águas lança campanha de arrecadação de agasalhos

 

O Programa Social Povo das Águas iniciou campanha para arrecadação de agasalhos. O objetivo é levar todo tipo de material para aquecer a população da região do Taquari, que vai receber a primeira ação do programa. Servidores municipais, empresariado local e a população em geral podem doar roupas próprias do período de frio, casacos, meias, toucas, cobertores, colchas, jaquetas, calças, calçados como sapatos fechados, botas e tênis. Todas as doações podem ser feitas tanto do tamanho adulto quanto infantil. A primeira edição do projeto neste ano começará no dia 25 de junho, com previsão de término no dia 1º de julho. Serão atendidas cerca de 250 famílias, equivalente a aproximadamente 900 pessoas.

“Como estamos dando início ao programa agora e estamos no período de frio, com o inverno chegando forte, tivemos a ideia de lançar uma campanha entre os servidores públicos e população em geral para pedir doação de qualquer roupa de frio que a pessoa tenha, que não utilize mais, mas que esteja em boas condições de uso”, disse Beatriz Cavassa, secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Corumbá. “Se o frio aqui para nós já está pesado, imagine para eles lá no meio do rio, dentro do Pantanal. Acredito que esse frio lá seja duplicado. A gente conta com a generosidade de todos os corumbaenses, inclusive os empresários”, completou.

Beatriz esteve na manhã desta terça-feira, 20 de junho, na Rádio Comunitária FM Pantanal falando sobre a arrecadação de agasalhos. Ela destacou que para o sucesso da campanha é necessário o empenho de toda a população, já que não está sendo possível contar com ajuda da Receita Federal. “Nós fizemos uma visita ao inspetor-chefe da Receita Federal e, por hora, ele nos disse que não vai poder nos fazer nenhum tipo de doação como a gente tinha essa parceria anteriormente. Parece que existe agora alguma lei federal que impede a Receita de doar para órgãos públicos, apenas para ONGs, então ficamos um pouco prejudicados. Não que a Receita não queira, mas existe algum impedimento para que eles possam fornecer esses materiais para a gente”, explicou a secretária municipal.

Ela lembrou ainda que o atendimento aos ribeirinhos, através do Programa Povo das Águas, não é privilégio deles, mas obrigação do Poder Público que tem que atender a toda Corumbá. “Essa população faz parte, eles são corumbaenses, estão dentro do município e temos que levar esses atendimentos até eles. A única diferença é que a dificuldade deles é muito maior do que as que encontramos aqui na cidade, por isso, estamos indo até eles porque têm direito tanto quanto os que moram na cidade”, afirmou Beatriz.

Atender a população ribeirinha é obrigação municipal

O Programa Social Povo das Águas foi estabelecido como Lei Municipal nº 2.263, em 24 de agosto de 2012. Ele leva diversos tipos de atendimento às regiões ribeirinhas. Na área de saúde, por exemplo, vai levar vários tipos de vacinação para crianças e adultos, e a antirrábica será aplicada em gatos e cachorros da região. Medicamentos serão doados e haverá atendimento médico, odontológico e de enfermagem. Além do assistencialismo com cestas básicas, agasalhos para o período de inverno e cadastro de moradores junto ao Programa Integral de Assistência à Família, através do CRAS itinerante.

“O programa é multidisciplinar, levamos servidores de diversas secretarias, não apenas da saúde. Nós complementamos com orientações, palestras, informações sobre violência doméstica. Incluímos atividades da Assistência Social, da Secretaria de Educação, Defesa Civil, da Agricultura Familiar, da Cidadania e Direitos Humanos, levando diversas orientações. É uma ação completa, onde atendemos não só ao imediato, mas, principalmente, à prevenção de muitos problemas que possam a vir surgir”, finalizou Beatriz Cavassa.

Como fazer a doação

As doações podem ser entregues na sede da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, localizada na rua 15 de Novembro, nº 400, em frente à Praça da Independência. Se o doador não puder ir até o local, poderá entrar em contato pelos telefones 3907-5436/3907-5437. As doações podem ser feitas até o final de semana.