Corumbá

Programa mantém creches de Corumbá funcionando durante férias escolares

 

Em Corumbá, as nove creches da Rede Municipal de Educação (Reme) continuam funcionando mesmo durante as férias de julho, que começaram nesta segunda-feira (09) e vão até o dia 23. “O programa Creche o Ano Todo foi implantado em 2006 – ainda com o nome de Mãe Crecheira – para beneficiar aqueles pais que precisam trabalhar nesta época do ano e não teriam com quem deixar seus filhos”, explica o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima.

O serviço beneficia as mais de 700 crianças, de 0 a 4 anos, matriculadas nas creches Inocência Cambará, no bairro Maria Leite; Maria Benvinda Rabello, no Jardim dos Estados; Rosa Josetti, no Generoso; Serv-Carmo, ligado à escola Djalma de Sampaio, no Aeroporto; Maria Candelária Pereira Leite, na escola Fernando de Barros, no Centro América; Catarina Anastácio, ligada ao Caic, no bairro Dom Bosco, e na creche Valódia Serra, na escola Tilma Fernandes Veiga, no bairro Cervejaria.

Para trabalhar com as crianças, 36 professores foram contratados pelo período de 15 dias. “São profissionais de área de pedagogia, artes e educação física que já fazem parte da Reme”, destacou Josinely Oliveira Barros Alvos, técnica do Núcleo de Educação Infantil da Prefeitura. “A idéia é que durante esse período as creches funcionem como uma colônia de férias, com atividades recreativas e lúdicas”, complementou Josinely.

Pelo Conselho Federal de Educação, as creches são unidades de ensino e, por isso, os alunos precisam ter férias. “Orientamos os pais a aproveitarem esse período para conviver mais com seus filhos. E é isso que ocorre quando eles têm esse tempo livre. A criança não perde a vaga se faltar nesses 15 dias. O Creche o Ano Todo supre a necessidade das famílias que justamente não têm férias no meio do ano”, reforçou Hélio de Lima.

Em cada unidade, são quatro profissionais de educação atuando durante o programa, sendo dois por período. Eles são supervisionados pelos coordenadores, diretores e também pela Secretaria de Educação. As férias acabam no dia 23 de julho, mas no dia 24 todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino participam do curso de formação em serviço. Por esse motivo, os alunos das escolas e creches do município só retornam para a sala de aula no dia 25.

 

Por: Da Redação