Corumbá

Presidente da Sanesul detalha obras em Corumbá e ganha apoio de vereadores

 

Presidente da Sanesul na tribuna da Câmara Municipal de Corumbá

O presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, recebeu forte apoio dos vereadores de Corumbá às obras de saneamento realizadas na cidade. Atendendo a convite dos parlamentares, ele realizou, nesta quarta-feira, 15 de junho, uma prestação de contas sobre os trabalhos desenvolvidos no município, detalhando os investimentos e benefícios das obras. Ao todo, a Sanesul, em parceria com o governo federal e o governo do Estado, está investindo R$ 89,8 milhões na ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto.

Barbosa explicou que as obras realizadas vão acabar com a intermitência no abastecimento de água da parte alta da cidade e elevar os índices de coleta e tratamento de esgoto de Corumbá a patamares próximos aos de Curitiba, uma das cidades mais desenvolvidas do País no setor de saneamento. Em 2012, com os investimentos atuais, Corumbá terá 60% de cobertura de redes de esgoto. “Esse número deve chegar a pelo menos 80% em 2014, com os novos investimentos que estão previstos, além dos que já estão sendo executados”, explicou.

Sobre a falta de água na parte alta da cidade, o presidente da Sanesul esclareceu aos vereadores que desde 1966 o sistema de abastecimento de água da cidade não recebia investimentos para acompanhar o crescimento do município. Barbosa detalhou que entre 1999 e 2006 – no governo anterior ao de André Puccinelli – foram investidos no município apenas R$ 4 milhões, o que ajudou a sucatear o sistema. “Corumbá cresceu e tudo que foi feito foi espichar rede, sem aumentar a produção de água. A Sanesul, a partir de 2007, ciente deste problema, trabalhou junto ao governo federal para conseguir os recursos necessários e já está executando as obras que vão acabar com a falta de água no município”, completou.

Barbosa fez uma apresentação clara, repleta de números detalhando os investimentos e com mapas demonstrando o que foi executado e como ficará a cidade após a conclusão das obras. Ao final, respondeu a questionamento dos vereadores e foi fortemente elogiado pelo trabalho realizado. “Estamos solucionando os problemas de Corumbá do presente e preparando a cidade para o futuro. Chega de improvisos. Nossas obras são definitivas”, declarou.

Vereadores elogiam a Sanesul

O presidente da Casa, Evander Duran, declarou que a empresa está fazendo um ótimo trabalho e destacou que as forças políticas da cidade precisam se unir para apoiar os avanços, pois a Sanesul está levando desenvolvimento a Corumbá. “A Sanesul mostrou que está fazendo um trabalho de grande importância para o município. Não podemos misturar mais as coisas e deixar que questões políticas atrapalhem as ações. O governo federal garantiu investimentos e com os investimentos e parceria do governo do Estado os avanços estão saindo”, explicou.

A vereadora Cristina Lanza agradeceu as explicações e se disse surpresa com o volume de obras. “Estou positivamente surpreendida com as realizações da Sanesul”, explicou. Outro que se declarou surpreso foi o vereador Antônio Juliano. “Não sabia do grau dos investimentos que vocês estão fazendo. Infelizmente, algumas pessoas deturpam os benefícios que estão acontecendo em Corumbá. Estou surpreso”, explicou.

O presidente da Sanesul também foi elogiado pelo vereador João Bosco. “Agradeço e elogio a apresentação que nos tira as dúvidas”, disse, cobrando ainda mais estreitamento do relacionamento da prefeitura com a Sanesul. “Estamos sempre abertos ao diálogo”, respondeu o presidente da Sanesul ao parlamentar.

O vereador Dirceu Miguéis agradeceu os investimentos realizados e destacou que a junção de forças entre União, Estado e Sanesul vai “sanar os problemas” de saneamento da cidade. “Temos que agradecer o governo federal pela visão de investir em saneamento e ao governador André Puccinelli que não excluiu Corumbá de sua administração. Precisamos acabar com as divergências políticas quando é para beneficiar o município”, afirmou.

Asfaltamento

O vereador Oséas Ohara cobrou da Sanesul a recomposição do pavimento aberto para a implantação de novas redes. Em resposta, o presidente da Sanesul explicou que os problemas na recomposição do asfalto estão sendo solucionados. “Nós já abrimos e fechamos mais de 200 quilômetros de ruas para implantação de redes de asfalto e de esgoto. Deste total, alguns quilômetros deram problemas e já determinamos às empreiteiras que refaçam todo o trabalho nesses locais”, explicou.

 

Por: Da Redação