Corumbá

Prefeitura, MDA e Incra realizam mutirão social no Taquaral

 

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Prefeitura de Corumbá, realizam nesta quinta-feira (28) mais uma ação do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. Coordenado pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário/MS, o mutirão acontece das 8 horas às 16 horas, sem intervalo, na Escola Municipal Rural Monte Azul.

Serão disponibilizados documentos como carteira de identidade (somente primeira via e para pessoas acima dos 16 anos), CPF (primeira via e apenas para mulheres); e Carteira de Trabalho (homens e mulheres). Técnicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também farão esclarecimentos e inscrições de benefícios federais. A Defensoria Pública promoverá palestras, divórcio, união estável, atendimento jurídico, pensão alimentícia e outros.

O mutirão vai disponibilizar gratuitamente fotografias ¾ e cópia dos documentos necessários para os atendimentos. É fundamental que os interessados levem Certidão de Nascimento ou de Casamento original e comprovante de residência atualizado para emissão de qualquer documento. Ainda durante a ação, a Prefeitura de Corumbá vai disponibilizar atendimento médico, odontológico, vacinas e palestras.

Equipes da Secretaria Executiva de Educação, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social e Cidadania estarão no local para atender os moradores dos assentamentos Taquaral, Monte Azul, Tamarineiro e Paiolzinho. “Corumbá é o único município de Mato Grosso do Sul a manter esta parceria com o MDS. Isso demonstra o compromisso do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) com a população rural da região”, afirmou o secretário Hélio de Lima (Educação). (Informações da PMC)

Incra

Segundo Júlio Trajano, chefe do Icra em Corumbá, a ação envolve cerca de 10 servidores, um ônibus e estrutura específica para uma ação que visa a inclusão. “É fundamental que o cidadão tenha documentos e a ele seja facilitado o acesso a informação de seus direitos e deveres. Essa ação faz parte do processo de inserção do indivíduo como cidadão”, explicou Trajano.

 

Por: Da Redação