Corumbá

Prefeitura e AGEHAB promovem reunião sobre o Projeto Lotes Urbanizados

 

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Agência Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, e a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB) realizaram na tarde de quinta-feira, 17 de janeiro, reunião com famílias para apresentar o Projeto Lote Urbanizado, de iniciativa do Governo do Estado. O encontro aconteceu no auditório da unidade 3 do campus Pantanal da UFMS. O projeto tem como meta atender famílias com renda de até cinco salários mínimos e que não tenham sido beneficiadas em nenhum programa habitacional federal, estadual ou municipal.

Em Corumbá, Luciane Andreatta, diretora-presidente da Agência Municipal de Habitação, está orientando as famílias no decorrer do projeto. “O projeto é tripartite. Trabalhamos o Estado, o Município e o munícipe porque envolve as duas esferas públicas e a participação do cidadão. A primeira etapa é o Estado que dá o desenvolvimento, a Prefeitura vai fazer o acompanhamento técnico com engenharia e mestre de obras e o cidadão entra com a mão de obra”, afirmou Luciane.

Serão beneficiadas 32 famílias. Foram selecionadas na média de 350 famílias pelo Município e 107 aderiram ao programa. “Serão selecionadas apenas 32 porque é a disponibilidade de lotes que o Governo do Estado tem à disposição em Corumbá para unidades habitacionais. Há mais lotes à disposição no entorno do conjunto Padre Ernesto, mas estão destinados futuramente para equipamentos urbanos”, explicou Luciane.

Ela afirmou ainda que o Habite-se será entregue assim que o munícipe cobrir a casa e com o documento, ele poderá ir direto ao cartório. “Além de ele ter todo apoio técnico e financeiro, ele receberá o lote do Governo do Estado. Ele vai ter depois a casa e o lote no nome dele”, completou Luciane. Está marcado para terça-feira, 22 de janeiro, o sorteio dos 32 lotes a ser realizado em Campo Grande, pela AGEHAB, com a presença da Prefeitura de Corumbá.

Segundo a coordenadora especial de apoio administrativo da AGEHAB, Ilídia Miglioli Sokoloski, esta é uma oportunidade para as famílias realizarem o sonho da casa própria. “O comprometimento e esforço de cada um de será fundamental para que o projeto dê certo e vocês possam ter acesso à moradia”, disse.

Já a chefe da divisão de demanda habitacional, Sandra Maidana, explicou como funciona o processo de seleção e as etapas do projeto. Segundo ela, o cadastramento é feito pelo sistema on-line da AGEHAB em parceria com o município com critérios aprovados pelo Conselho Estadual das Cidades, sendo 5% das cotas são reservadas para idosos e 10% para pessosa com deficiência.