Corumbá

Prefeito de Corumbá entrega ampliação do Gastão e comemora avanços na saúde

 

Ampliação foi entregue na manhã de hoje e unidade atende cerca de oito mil pessoas (Foto: Marcos Boaventura)

“A saúde foi uma das áreas que mais avançou em um ano e oito meses da administração e nossa proposta é continuar investindo neste setor, tão importante para a população”. A afirmação foi feita pelo prefeito Paulo Duarte na manhã dessa segunda-feira, 22, durante a entrega da ampliação e readequação da Unidade Básica de Saúde Gastão de Oliveira, beneficiando quase duas mil famílias cadastradas na UBS.

Paulo Duarte chegou cedo à unidade, conversou com integrantes das duas equipes da UBS, Gastão de Oliveira I e Gastão de Oliveira II; com pacientes da unidade, e com moradores da região. Mostrou-se satisfeito com o resultado alcançado até agora, mas deixou claro que os investimentos na área continuarão.

“Estamos investindo na infraestrutura com a construção de novas unidades, ampliações e reformas de outras. Mas, paralelo a isto, a Prefeitura investe também em material humano. Hoje, temos médicos em todas as unidades. Isto foi possível com a contratação de novos profissionais e também da adesão ao programa Mais Médicos do Governo Federal, que possibilitou trazermos 25 profissionais para a cidade”, lembrou o prefeito.

Ele destacou também que, além do Mais Médico, a Prefeitura contratou novos profissionais para todas as áreas, chamando aprovados em concursos, realizando processos seletivos temporários, além de um novo concurso realizado agora em agosto, que está possibilitando um reforço de novos 214 profissionais para a área, além de 155 para o cadastro de reserva.

“Estamos dotando todas as unidades de saúde de equipes em condições de prestar o melhor atendimento à população. Hoje, por exemplo, não precisa mais chegar cedo aos centros de saúde para pegar ficha. Não há mais necessidades de filas. Todos que chegam, são atendidos normalmente, isto sem contar o atendimento domiciliar que é feito pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família”, ressaltou.

Estrutura

O prefeito afirmou também que, além de investir em material humano, é preciso dotar a Saúde Pública de todas as condições para bem atender a população. Por isto mesmo estão ocorrendo reformas, ampliações e construções de novas unidades.

“Aqui, no Gastão, estamos entregando uma reforma. Ainda este mês, vamos entregar também o novo prédio do Luís Fragelli, no Universitário. Antes, entregamos os novos prédios da UBS Padre Ernesto Sassida, no Dom Bosco, e o Dr. Humberto Pereira, no Nossa Senhora de Fátima. Tudo isto pensando em ampliar e melhorar a oferta de serviços”, comentou Duarte.

Para o prefeito, outra vitória na área é que todas as unidades que estão sendo construídas, por exemplo, são entregues já funcionando, atendendo a população. “Além de construir os prédios, estamos equipando e já disponibilizando equipes para iniciar o atendimento imediatamente. Será assim também na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas que estamos concluindo no Bairro Guató. O novo pronto socorro da parte alta será entregue equipada e com profissionais para atender a população”, reforçou.

Maria Leite

No Bairro Maria Leite, a Unidade Básica de Saúde Gastão de Oliveira I e II, conta com um total de 1.987 famílias cadastradas. São quase oito mil pessoas atendidas pelas duas equipes. A ampliação ocorreu justamente para melhorar as condições de serviços.

Com a ampliação e reforma, a unidade passou a contar com uma sala de reunião, uma sala de esterilização, uma sala para expurgo, abrigo para lixo, banheiros para usuários do sistema, banheiros para os funcionários, além de pintura e outros serviços.

A secretária de Saúde Dinaci Ranzi explicou que foi uma obra “necessária, de ampliação e readequação, estrutura física necessária para oferecer serviço de qualidade para a população”. Conforme ela, o Gastão conta com duas equipes da Estratégia de Saúde da Família, cada uma com um médico, uma enfermeira, um cirurgião dentista, um auxiliar de saúde bucal, dois técnicos de enfermagem, além de sete agentes comunitários de saúde.

 

Por: Da Redação