Corumbá

Pesca Sustentável foi tema de encontro promovido pela Fundação de Turismo do Pantanal

O encontro reuniu empresários do ramo do turismo pesqueiro. (Foto: Clóvis Neto)

 

Na tarde de sexta-feira, 5 de maio, a Prefeitura de Corumbá, através da Fundação de Turismo do Pantanal, promoveu o 1º Encontro de Pesca Sustentável de Corumbá. O evento reuniu empresários do ramo de turismo de pesca para debater o modelo sustentável da pesca, o sistema de prática esportiva, e atualizar os profissionais sobre o tema. Também compareceram ao encontro vereadores e o deputado estadual Márcio Fernandes (PMDB), relator do Projeto de Lei de Proibição da Pesca do Dourado em Mato Grosso do Sul (PL 237/2016), sugerido pelo deputado Beto Pereira (PSDB).

“Esse encontro é muito importante para a gente porque temos que entender a importância da pesca esportiva para o nosso município. Nós já estamos recebendo pescadores esportivos e precisamos nos preparar para recebê-los, não podemos ficar para trás e simplesmente fechar os olhos e deixar de entender como receber esse tipo de turista. Temos que estar atentos com o nosso ordenamento pesqueiro, temos que ter mais peixes no rio porque tendo mais peixes, teremos atividade econômica. Esse é um tema muito preocupante porque hoje temos que pensar na sustentabilidade do nosso município também”, afirmou Maria Marju Azambuja Venturini, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal.

O encontro reuniu empresários do ramo do turismo pesqueiro. (Foto: Clóvis Neto)

“Quando fui para Cuiabá, em uma feira, há pouco tempo, estava sendo discutido leis de pesca, pesca esportiva e querendo abranger todo o pantanal e fiquei bastante preocupada com isso porque 70% do pantanal é do Mato Grosso do Sul, então, fiz o convite para os palestrantes para que pudéssemos ter aqui em nosso Estado essa discussão também da pesca sustentável e que a gente pudesse caminhar esse encontro para um seminário onde possamos abranger um pouco mais sobre a pesca”, disse Marju durante abertura do evento.

O biólogo Thomaz Lipparelli, pesquisador conhecedor dos rios e do ordenamento pesqueiro, realizou a primeira palestra. “Estou voltando a Corumbá na expectativa de alcançarmos um patamar mais importante dentro do cenário da pesca esportiva. Tudo começou aqui em Corumbá. Quando é falado em piracema, ela começou aqui, se a gente falar em cota, começou aqui, se a gente falar de tudo o que for de inovação na pesca, começou aqui, graças à iniciativa do poder local e do estado, mas, principalmente, dos empresários que deram o pontapé inicial para que isso pudesse acontecer”, afirmou Lipparelli.

Em seguida, Kelven Lopes, coordenador do Núcleo de Planejamento e Ordenamento da Pesca Amadora (Nupa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, discursou sobre o Ordenamento Pesqueiro do Dourado. O encontro foi encerrado com informações passadas pelo deputado estadual Márcio Gomes (PMDB) sobre o Projeto de Lei de Proibição da Pesca do Dourado em Mato Grosso do Sul.

Para o parlamentar, o encontro foi muito válido. “Pelo que vi na parte da manhã, visitei o comércio e empresários do meio do turismo de pesca, visitei os donos de barcos e realmente eles me mostraram a importância que tem para Corumbá e para o estado de Mato Grosso do Sul, que é muito dependente do turismo, de se ter essa lei que proíbe a pesca do Dourado. Eu, como relator desta matéria, não poderia deixar de vir aqui ouvir os depoimentos, andar e conhecer a realidade, antes de definir o meu voto que vai ser fundamental dentro da Comissão para que esse Projeto de Lei possa ser transformado em Lei. Tenho certeza que nós, dando esse voto favorável, estaremos acertando não só para o município de Corumbá, mas para todo o Estado. Eu devolvo o relatório da segunda-feira, 8 de maio, e provavelmente na terça-feira vai para primeira votação e dentro de quinze dias a lei estará em vigor”, afirmou o deputado.

 

Por: Da Redação