Corumbá

Parceiro de Corumbá, Grupamento de Fuzileiros tem novo comandante

 

O capitão de fragata Andre Dominguez Freitas assumiu nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, o comando do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário. Ele substituiu o também capitão de fragata Joe Yusa. A cerimônia foi realizada no 6º Distrito Naval e foi chefiada pelo comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Luiz Octávio Barros Coutinho.

O assessor especial José Antônio Assad e Faria representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira na solenidade. Ele destacou o importante papel do Grupamento na defesa do território nacional e a parceria das Forças Armadas com o Poder Público Municipal. “A presença da Marinha e das outras Forças de Segurança são muito importantes em nossa região”, afirmou.

“O prefeito Ruiter, que está cumprindo agenda em Campo Grande com o governador Reinaldo Azambuja, me incumbiu de representa-lo nessa troca de comando e agradecer o apoio institucional e social que recebemos do 6º Distrito Naval, principalmente no atendimento á população ribeirinha”, completou José Antônio.

Criado em 10 de março de 1932, a Primeira Companhia Regional de Fuzileiros Navais passou a denominar-se Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário no ano seguinte. O Grupamento está estruturado como unidade de combate, visando o seu emprego em operações ribeirinhas, por meio da constituição de Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais, os quais poderão ser reforçados por destacamentos da Força de Fuzileiros da Esquadra.

A fim de manter elevado o seu grau de adestramento, os fuzileiros navais participam de diversos exercícios com os meios da Flotilha do Mato Grosso, do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, além de exercícios conjuntos com as Marinhas da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

O Grupamento também é responsável pelo Programa Forças no Esporte, fruto de um convênio entre o Ministério da Defesa e o Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério Social e Combate à Fome. Em Ladário, teve início em 2010 com um núcleo que atendia 100 crianças. Atualmente, são atendidas 300 crianças da rede pública de ensino das cidades de Corumbá e Ladário, na faixa etária de 7 a 17 anos.

 

Por: Da Redação