Corumbá

Para Ruiter, lei do dourado vai protagonizar defesa do Pantanal

 

Com a sanção da lei que restringe a pesca do dourado por 10 anos no município, Corumbá mostrou que é protagonista no que diz respeito a proteger o ecossistema pantaneiro. A avaliação é do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira ao destacar que o exemplo dado por Corumbá, embora vá além dos limites geográficos da cidade, interioriza o sentimento protagonista na sua própria população.

“Corumbá está dando um exemplo para si mesma, mostra que é consciente e grande protagonista do Pantanal. É preciso que tenhamos essa consciência de, como moradores, sermos, de fato, protagonistas na defesa desse santuário ecológico que é o nosso Pantanal”, declarou o chefe do Executivo Municipal. “Essa lei e outras que vão ao encontro da conservação e preservação da fauna e a flora pantaneira, têm que ser capitaneadas por nós aqui de Corumbá”, complementou.

Para Ruiter, a Lei do Dourado – sancionada na noite de quarta-feira, 14 de junho – permite que “façamos a interiorização desse sentimento protagonista para que, de fato, comecemos a defender, cada vez mais, nossa terra, nosso Pantanal. A lei permite, que na dúvida, hoje não se sabe o estoque pesqueiro, o preservemos e conservemos”.

Na avaliação do prefeito, “falar de preservação e conservação do Pantanal é fácil. Difícil é executar as medidas e levantar bandeira para que isso ocorra”. Com a lei de restrição à pesca do dourado, Corumbá faz exatamente essa ação. “Quem está fazendo é a cidade de Corumbá Mostramos que temos de ser protagonistas do Pantanal, que somos os primeiros a defender, preservar, conservar esse bem que está aqui conosco. A maior parte do nosso território é no Pantanal. O Pantanal tem sua maior parte no município de Corumbá e temos de dar exemplo sim. Temos que dizer como queremos que o Pantanal seja tratado”.

Em seu discurso, Ruiter destacou a atitude o vereador Rufo Vinagre, autor do projeto de lei que restringiu a pesca do dourado por uma década em todo o município. “O vereador Rufo, foi autor da ideia desse projeto que sancionamos. Teve coragem de liderar a discussão sobre o tema e teve a oportunidade de promover uma grande discussão. Queremos agora, avançar no sentido de fazer com que Corumbá seja, de fato, a verdadeira capital do Pantanal”, concluiu.