Corumbá

Para Ruiter, drenagem e asfalto acabam com drama do Maria Leite

Na Rua São João, Ruiter visitou obras de drenagem, necessárias para eliminar inundações (Foto: Clovis Neto)

 

Na Rua São João, Ruiter visitou obras de drenagem, necessárias para eliminar inundações (Foto: Clovis Neto)

A Prefeitura de Corumbá está executando a segunda etapa das obras de drenagem e pavimentação asfáltica do Bairro Maria Leite. Na manhã desta sexta-feira (07), o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) visitou o local, conversou bastante com moradores e afirmou que os problemas de um dos principais bairros da área urbana, localizado na entrada da cidade, estão chegando ao fim.

“Este deve ser o último ano de problemas para os moradores do Maria Leite”, disse o chefe do executivo corumbaense, se dirigindo a uma moradora da Rua São João, 232, dona Esther Centenário de Morais, que completou o pensamento do prefeito afirmando que a obra “é um grande presente de Natal para a gente aqui do Maria Leite”.

Ruiter se disse satisfeito em acompanhar o andamento desta etapa do projeto que vai permitir, além da drenagem, pavimentar 16 quadras, fechando o trecho entre a Rua Albuquerque e a Avenida Nossa Senhora da Candelária. Disse que este último trecho era necessário e que tudo foi feito para atender os moradores antes do final da sua administração.

Drenagem e asfalto acabam com sofrimento de moradores do Maria Leite(Foto:Clóvis Neto)

Segundo o prefeito, apesar da obra ter sido incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), ela está sendo implantada com recurso próprio. “Fomos atrás de recursos, viabilizamos o empréstimo junto à Caixa, para concluir esta última etapa”, informou, enquanto observava uma parte da drenagem que está sendo executada na Rua São João.

O prefeito lembrou o passado, mas precisamente o final do ano de 2004 e início de 2005, quando iniciou sua primeira gestão. Na época, chuvas torrenciais causaram inundações em vários pontos da cidade, inclusive no Maria Leite. Assumiu um desafio: não implantar nenhum metro quadrado de asfalto sem a drenagem necessária para evitar novos problemas.

“Além de estarmos contribuindo para eliminação de pontos de alagamento, a drenagem é importante também para uma pavimentação de qualidade e resistência do asfalto. Aqui (Rua São João) era uma bacia com minadouro. Por isso a necessidade de uma obra arrojada como esta, antes do asfalto”, observou para, em seguida, lembrar que vencido este desafio, a Prefeitura era “propiciando melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem na região”.

O prefeito comentou ainda que, esta é a segunda etapa de um projeto iniciado em sua primeira administração, quando implantou drenagem e pavimento em grande parte do Maria Leite. Citou um trecho executado pelo Estado, viabilizado por uma emenda do deputado federal Vander Loubet, e que este ele tinha “o compromisso de estar encerrando a minha administração com uma obra como esta”.

Ele comemorou o fato do bairro estar sendo dotado hoje de infraestrutura, “de toda estrutura adequada para atender as famílias”, se referindo ao Centro de Educação Infantil que a Prefeitura está construindo, e à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, que deve ser iniciada em breve.

Valorização

Além de comemorar a obra como um “presente de Natal”, dona Ester disse que o sofrimento de todos está chegando ao fim. “Era sofrimento demais, o senhor nem imagina. Era muita lama, inundava tudo, não dava para sair nem entrar. Agora, graças a Deus, o asfalto está saindo. Vai melhorar bastante e valorizar nossos imóveis”, disse satisfeita.

O processo de melhoria da qualidade de vida da população do Maria Leite foi iniciado por Ruiter em sua primeira gestão. Na época foram aplicados R$ 1.460.012,14 na implantação de 2.278 metros de drenagem com tubos de concreto, e 14.682 metros quadrados de asfalto.

Esta foi a primeira etapa das obras de infraestrutura no bairro, até então esquecido por administrações anteriores. Além disso, a Prefeitura investiu outros R$ 450 mil na execução de 1.026 metros de drenagem às margens da linha férrea, isto sem contar a execução de uma galeria de água pluvial ligando o conjunto Previsul e o Maria Leite, para eliminar pontos de alagamentos na região.

 

Por: Da Redação