Corumbá

Para prefeito, nova sede do IFMS qualifica educação tecnológica em Corumbá

 

A educação profissional e tecnológica em Corumbá foi tema de reunião do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak na terça-feira, 1° de agosto. A inauguração da sede própria do IFMS na cidade, que deve acontecer em dois meses, também foi discutida durante o encontro.

A instalação do IFMS em Corumbá foi fruto de articulação do próprio prefeito Ruiter Cunha durante suas duas gestões anteriores à frente da Prefeitura Municipal. Em 2009, Ruiter formalizou a doação da área – no bairro Popular Velha, entre o Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató e o Parque Urbano Zumbi dos Palmares – para a construção da unidade pelo Ministério da Educação.

Em 2010, o Município promoveu a cessão da sede do Espaço Educacional, na rua Delamare, área central da cidade, para funcionamento do IFMS. Local onde está até hoje. O Instituto Federal entrou em funcionamento em 2011 em Corumbá.

“Nossa previsão é de mudança neste semestre. Estamos trabalhando fortemente para nos próximos 30, 60 dias termos a conclusão de pontos fundamentais, como a ligação da parte elétrica e ligação de saneamento. Estamos finalizando, juntamente com a empresa [responsável pelas obras], a estrutura para recepcionarmos nosso quadro de servidores e nossos estudantes”, informou o reitor ao explicar os planos para uso da nova sede, em fase final de construção.

Staszczak disse ao prefeito que ainda busca recursos federais para futuras intervenções no Campus de Corumbá e torná-lo mais completo futuramente. Uma das ações previstas é a cobertura para a quadra poliesportiva da instituição. O reitor pediu apoio de Ruiter para a articulação junto à bancada federal sul-mato-grossense para a destinação de verba do orçamento.

“Nosso papel é ajudar essa iniciativa. Ainda há necessidade de alguns investimentos para que o Campus seja ampliado, posteriormente. Somos parceiros para dar estrutura melhor para que o IFMS exerça com dignidade e condições a sua missão. Quem ganha é o cidadão que vai ter o ensino cada vez mais qualificado”, afirmou o prefeito Ruiter Cunha.

Nova sede ampliará qualidade

Ruiter conheceu a sede em construção do IFMS no final da manhã desta terça. Ao lado do reitor do Instituto Federal, Luiz Staszczak, ele percorreu os quase 7 mil metros quadrados de área construída, na rua Pedro de Medeiros. “Aqui, vemos a perspectiva da materialização de um sonho, de um processo que começou lá em 2009. Foi um processo longo e demorado, mas, agora, enxergamos a concretização desse sonho”, disse o chefe do Executivo corumbaense ao destacar que os estudantes do Campus de Corumbá terão, com a nova sede, “uma ferramenta de qualificação importante no que se refere ao preparo da mão de obra qualificada para o mercado”.

O espaço da sede definitiva conta com quatro blocos para abrigar salas de aula, laboratórios, biblioteca, setores administrativos, quadra poliesportiva, estacionamento, além de área e iluminação. “É uma conquista para Corumbá e Mato Grosso do Sul. É um sonho iniciado com o processo de implantação, quando começamos as atividades em 2011. É uma grande parceria do IFMS com a Prefeitura de Corumbá. A cidade está mais viva, com demanda maior pela educação profissional e tecnológica. Esse público precisa de uma escola com o padrão como este”, afirmou o reitor.

O prefeito ressaltou que mesmo funcionando há seis anos em uma sede improvisada, o IFMS de Corumbá tem alcançado destaque nacional. O campus é responsável pelo primeiro registro de software da história do IFMS, aceito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com o projeto Base Tuiuiú. Em 2015, o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus obteve a maior nota do país na área, com 4,999, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

“Temos aqui, qualidade já comprovada, visto os índices obtidos pelo Campus de Corumbá em nível nacional, numa estrutura improvisada. Com as condições que a sede própria dará, vai ser um celeiro de mão de obra especializada no mercado. Precisamos de educação e qualificação, o mercado de trabalho busca pessoal cada vez mais qualificado”, argumentou Ruiter.

Em Corumbá o IFMS oferece cursos técnicos integrados em Informática e Metalurgia, cursos subsequentes presenciais e a distância, qualificação profissional, graduação e pós-graduação.

Acompanharam a reunião e a visita à sede em construção do IFMS, o secretário Municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques; o assessor José Antonio Assad e Faria e o diretor do IFMS/Campus de Corumbá, Sandro Moura Santos. (Assessoria de Comunicação da PMC)