Corumbá

Obra contra falta de água na parte alta de Corumbá já avançou 31%

Sanesul vem implantando adutoras em vários ruas de Corumbá

 

Sanesul vem implantando adutoras em vários ruas de Corumbá

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) está mantendo em ritmo acelerado as obras que vão resolver definitivamente o problema de falta de água na parte alta da cidade de Corumbá. A ampliação da captação, do tratamento e da reservação já está 31,36% concluída. A previsão de finalização dos trabalhos é para maio de 2012. No entanto, a empresa ressalta que antes mesmo da conclusão total da obra será possível melhorar o abastecimento e afirma que desde julho do ano passado já vem adotando medidas paliativas que reduziram a falta de água na parte alta.

 

O andamento das obras é considerado bom pelos técnicos da empresa, principalmente devido às dificuldades encontradas para realizar os trabalhos no município, onde o solo é rochoso e é preciso realizar as escavações com o uso de explosivos. “O trabalho é lento, pois a cada quadra tudo precisa ser planejado e medido para que as explosões causem o mínimo de transtorno possível”, explica o engenheiro Auro Rigoti, responsável pela fiscalização do trabalho das empreiteiras contratadas para a execução do serviço.

Para realizar a ampliação no abastecimento de água, a Sanesul realizou um planejamento detalhado do crescimento do município. As obras que vão garantir o abastecimento de toda a população da cidade começaram no atual governo, graças à recuperação financeira da Sanesul, que está investindo recursos próprios para garantir a execução.

São R$ 20,3 milhões que estão garantindo a duplicação da adutora (tubulação que leva água bruta para o tratamento – veja foto), ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Água, implantação de um novo reservatório, instalação de novas estações elevatórias (responsáveis por levar água tratada para a parte mais alta da cidade), além de outras melhorias que também fazem parte da obra.

A Sanesul explica que as obras vão aumentar a capacidade de captação de água bruta e a capacidade de tratamento da ETA de 1,4 milhão de litros/hora para cerca de 2,2 milhões de litros/hora, suprindo a demanda. Além disso, a maior quantidade de água disponível e as estações elevatórias vão garantir o abastecimento da parte alta da cidade.

Segundo o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, os investimentos corrigem a falta de água e garantem abastecimento por pelo menos 15 anos, sem a necessidade de novos investimentos. “Resolvemos o presente e o futuro. É uma obra grande que nenhum outro governo teve a coragem e a capacidade para realizar”, explica.

Barbosa é considerado o principal responsável pelo que tem sido chamado dentro da empresa de movimento “Nova Sanesul”. Depois de viver anos trabalhando no vermelho, desde 2007 a Sanesul se tornou exemplo de administração séria no governo do Estado e tem sido citada pelo próprio governador, André Puccinelli, como um modelo a ser seguido. O balanço anual da empresa, já publicado em Diário Oficial, comprova a boa fase e o volume de investimentos.

“Nós mudamos a forma de administrar, valorizamos os empregados, diminuímos custos, aprendemos a resolver os problemas do dia-a-dia de forma mais organizada e eficaz. Isso tem dado bons resultados, recuperando o crédito financeiro e moral da empresa, garantindo que tenhamos recursos próprios e de financiamento para realizar investimentos”, completa.

Detalhes da Obra

A adutora que está sendo implantada em Corumbá é uma nova tubulação que vai trazer mais água do rio Paraguai para tratamento e distribuição – aumento estimado em 700 mil litros por hora. Os tubos passam por dentro da estrutura de captação, que já existe e é um cartão postal da cidade, e seguem pelas ruas Firmo de Matos (onde está a obra de implantação agora, próximo ao cruzamento da rua Cuiabá), virando na rua Cabral e seguindo até a ETA, que fica na sede da Sanesul. No local, as obras de ampliação da Estação de Tratamento já começaram. Em seguida, começa a colocação de novos tubos que vão ampliar o volume de água tratada levada para o reservatório que atende a parte alta da cidade. Com o aumento de volume captado e produzido, o abastecimento na parte alta estará assegurado.

Por que falta água na parte alta de Corumbá?

Os últimos investimentos realizados na cidade de Corumbá no setor de saneamento são da década de 1980. Desde então, os governos anteriores ao atual apenas “espicharam” as redes de abastecimento, sem aumentar a produção de água tratada. O resultado é que, como a cidade cresceu, a água produzida se tornou insuficiente para atender a todos. Segundo a Sanesul, falta pressão e volume para garantir o abastecimento nos locais mais altos. Situação que as novas obras vão resolver.

Até a conclusão dos trabalhos de modernização do abastecimento, a Sanesul adotou, desde julho do ano passado, um novo sistema de distribuição de água que reduziu o desabastecimento nos bairros mais altos. A estimativa é que das 12 mil ligações existentes na parte alta, cerca de mil ligações ainda sofrem falta ocasional. “Nestes casos nós enviamos o caminhão pipa, sem custo para os moradores”, explica Sérgio Philbois, novo gerente regional da Sanesul. A Sanesul informa que está a disposição por meio dos telefones 115 e 0800-67-6010.

 

Por: Da Redação