Corumbá

No Dia do Professor, Sassida inaugura Museu da Cidade Dom Bosco

Museu vai funcionar na réplica do barracão onde começou a obra do padre Ernesto (Foto: Kleverton Velasques)

 

Museu vai funcionar na réplica do barracão onde começou a obra do padre Ernesto (Kleverton Velasques)

O padre Ernesto Sassida inaugurou nesta segunda-feira (15), Dia do Professor, o Museu da Cidade Dom Bosco. Composto por diversas fotografias e objetivos que retratam a trajetória de um dos mais longínquos e importantes projetos sociais desenvolvidos em Corumbá, o relicário foi montado na réplica do antigo barracão onde, em 1961, foi instalada a “Escola Profissional Alexandre de Castro”, primeiro nome da Cidade Dom Bosco.

Ainda nesta manhã, o padre também entregou a reforma da sala de reuniões Doutor Salomão Baruki. O aniversário de 93 anos de Ernesto Sassida ainda será marcado por mais uma edição do projeto Pequeno Herói. Será no próximo dia 18, a partir das 15 horas, no auditório do Colégio Salesiano de Santa Teresa. Neste mesmo dia, às 20 horas, será promovido um jantar em comemoração ao aniversário de Sassida, no Centro de Convenções.

História

Fundada em 03 de abril de 1961 pelo padre Ernesto Sassida, a Cidade Dom Bosco inicialmente era chamada de “Escola Profissional Alexandre de Castro”. Tudo começou em um barracão doado por dona Catarina Anastácio Cruz, que cedeu espaço de sua casa para a construção dessa grandiosa obra social e educativa. No antigo bairro Cidade Jardim, que hoje recebe o nome do Santo italiano, foi erguida a Escola Estadual e Centro Profissional Dom Bosco.

A partir daí foi iniciado também o Projeto Criança e Adolescente Feliz (PCAF), que teve com o transcorrer dos anos o apoio de outras entidades como o Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (Cenper), o Clube dos Amigos do Padre Ernesto e a União dos Ex-Alunos da Cidade Dom Bosco. A entidade realiza ações de inclusão social como o Sino da Caridade, que recolhe e doa roupas e alimentos para as famílias carentes de Corumbá e a Campanha do Agasalho no inverno.

A Cidade Dom Bosco conta também com Guarda Mirim e dos Escoteiros, o Projeto Pequeno Herói e Projeto Pequeno Herói Pantaneiro, inclusive em Ladário. Destaque também para a construção da Paróquia São João Bosco e de emissora de rádio comunitária, a FM Pantanal. A instituição sem fins lucrativos já proporcionou educação há mais de 26 mil crianças, adolescentes e jovens.

A Cidade Dom Bosco foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação com o título “Escola Comunidade” e por proporcionar educação em tempo integral. Além da educação escolar do ensino Fundamental e Médio, seus alunos têm a oportunidade de aprender uma profissão, podendo também participar da banda marcial, apresentações teatrais, de shows e nas tradicionais festas juninas; atividades esportivas como Vôlei, Basquete, Futsal e futebol de campo, além de outras que proporcionam mais saúde e lazer aos seus praticantes.

 

Por: Da Redação