Corumbá

Na Câmara, vereador sugere exames oftalmológicos em alunos da Rede de Ensino

 

A realização de exames oftalmológicos em alunos da Rede Municipal de Ensino foi sugerida à Prefeitura de Corumbá pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Evander Vendramini (PP). A solicitação foi aprovada na última sessão ordinária do Poder Legislativo e está sendo encaminhada ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite.

No requerimento, o vereador sugeriu a realização de estudos no sentido de que seja disponibilizado o exame no início de cada ano letivo, ou mesmo quando isto for necessário, para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Evander lembra que a dificuldade para enxergar tem sido um obstáculo para o aprendizado das crianças, e que isto pode ser corrigido a partir da utilização de óculos.

“Mas, famílias com menor poder aquisitivo encontram dificuldades em levar seus filhos ao oftalmologista, por não terem recursos para adquirir os óculos. Em consequência disso, o rendimento escolar das crianças vai diminuindo gradativamente”, observou o vereador.

Além da disponibilização dos exames oftalmológicos na Rede de Ensino, o vereador sugere também que, em caso de necessidade do uso de óculos, o Município deverá fazer a doação àquelas crianças cujos oriundas de famílias de baixa renda.

Evander lembra também que um levantamento do programa de alfabetização solidária do Ministério da Educação revelou que 22,9% dos casos de evasão escolar no Brasil, acontecem por conta de problemas de visão; que 30% das crianças apresentam algum tipo de doença nos olhos, sendo que 20% destas precisam de óculos ainda na idade escolar. (Assessoria de Comunicação do Vereador)