Corumbá

Na Câmara, Evander pede melhorias para comunidades quilombolas na cidade

Dificuldades de acesso e muito lixo, problemas de duas comunidades quilombolas da cidade (Foto: Ascom)

 

Dificuldades de acesso e muito lixo, problemas de duas comunidades quilombolas da cidade (Foto: Ascom)

A ausência de serviços públicos de extrema necessidade em duas comunidades quilombolas de Corumbá, está preocupando o vereador e presidente da Câmara Municipal, Evander Vendramini (PP), que iniciou entendimentos com órgãos públicos locais, na busca de soluções para os problemas verificados por ele próprio, durante uma visita a estes dois locais, às margens do Rio Paraguai.

Em Corumbá, três comunidades quilombolas são reconhecidas, Campos Correia, Ozório e Maria Tenório. As duas primeiras foram visitas pelo vereador que acompanhou um grupo de alunos da Escola Estadual Maria Helena Albaneze.

“São mais de 60 famílias que necessitam dos mais diferentes serviços, desde acessibilidade até energia elétrica”, afirmou o vereador que já está intervindo junto aos órgãos públicos para atender estas famílias.

Em uma das solicitações, endereçada à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura, o vereador está pedindo a implantação de rampas para atender 27 famílias da Campos Correia, localizada entre as ruas Geraldino Martins de Barros e Cáceres, próximo ao Rio Paraguai.

Hoje, os moradores encontram dificuldades de acesso às suas residências. “Não há espaço suficiente para entrar na comunidade. A situação se complica ainda mais nos casos de pessoas com algum tipo de deficiência e de mães com carrinhos de bebê”, afirma, lembrando que o acesso é por um estreito caminho entre a encosta e um muro construído tempos atrás e que trouxe sérios problemas para a comunidade.

Outra solicitação para a Família Campos Correia diz respeito ao sistema de abastecimento de água. Evander pediu à gerência local da Sanesul, a regularização desse problema para que os moradores possam ter acesso a água potável. Além disso, à Energisa, solicitou a implantação de rede de energia elétrica. “Eles querem que este serviço seja regularizado para que possam ter uma vida mais tranquila e segura, inclusive com iluminação pública”, explicou.

Limpeza

Durante a visita às duas comunidades, Evander observou a necessidade de um mutirão de limpeza para eliminar o lixo acumulado no trecho que interliga as duas comunidades. Além disso, ele pede também que a Campos Correia passe a ser atendida com a coleta de lixo, se possível com a instalação de pontos de coleta na região.

Até mesmo a Defesa Civil de Corumbá foi acionada pelo presidente da Câmara que está solicitando a realização de estudos para checar as condições das encostas existentes nas duas comunidades, para evitar ou minimizar desastres naturais.

Além disso, o vereador pediu à Prefeitura, a reforma da quadra poliesportiva existente na Comunidade Família Ozório, localizada na Alameda Vulcano. Além de pintura da quadra, há necessidade de reforma do alambrado e também das traves, bem como dos aparelhos existentes no playground.

Feira livre

Já para atender a população corumbaense, Evander está solicitando à Agetrat, estudos no sentido de implantar estacionamento transversal na Rua Tiradentes, trecho entre Dom Aquino Correa e Avenida General Rondon, no domingo, dia em que funciona a feira livre central. O pedido foi feito pelos próprios feirantes e também por consumidores que não encontram espaços para estacionar no local. (Assessoria de Comunicação do Vereador)