Corumbá

Mutirão na Popular Velha marca campanha de combate ao Aedes aegypti

 

A Prefeitura de Corumbá está intensificando cada vez mais as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta sexta-feira, 26, durante toda a manhã, está programado um grande mutirão no Bairro Popular Velha, marcando o encerramento de uma campanha desenvolvida durante todo este mês de agosto, em toda a área urbana.

O mutirão acontece na Popular Velha justamente por ter sido a região com o maior índice de infestação do mosquito conforme o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), com 4,6%, bem acima do aceitável que é de até 1%.

Os trabalhos estão a cargo da Secretaria de Saúde e conta com apoio das pastas de Meio Ambiente, Assistência Social e Cidadania, Infraestrutura e Serviços Públicos, além de parceiros como o Exército e a Marinha o Brasil.

A ação acontece no período das 07 horas às 11h30 e será importante para eliminar depósitos com possíveis focos do Aedes aegypti. Vai envolver mais de 60 servidores, além de soldados da Marinha e do Exército, que contarão com apoio logístico, tais como caminhões (seis), retroescavadeira e veículos pequenos.

A campanha denominada de “Corumbá contra o Aedes aegypti”, foi aberta no dia 05 de agosto com blitz educativa nas regiões do Lampião Aceso, no Posto Esdras (fronteira com a Bolívia) e no centro da cidade (Frei Mariano com a Dom Aquino). Outra blitz aconteceu no dia 12 em frente à Escola Almirante Tamandaré, durante o Prefeitura no Bairro. No dia 19 de agosto, a blitz ocorreu na Popular Velha.

Levantamento

O último LIRAa realizado na cidade apontou índice de infestação do Aedes de 0,7%. No entanto, três bairros estão merecendo atenção especial por parte das equipes da Secretaria de Saúde: Popular Velha, que registou incidência de 4,60%; Guató, com 2,35%, e Maria Leite, com 1,83%. Todos estão acima do tolerável e os focos foram encontrados em depósitos de armazenamento de água baixo (nível de solo), a exemplo do que ocorreu na Nova Corumbá (0,88%) e Cristo Redentor (0,69%).

O levantamento apontou foco também no Centro I (da Rua Antônio Maria Coelho à Edu Rocha), 0,44%. Na região, as larvas foram localizadas em depósitos fixos (calha, laje, etc).

Nesse terceiro LIRAa do ano não foram encontrados focos nos bairros Previsul, Popular Nova, Centro América, Aeroporto, Jardim dos Estados, Universitário, Arthur Marinho, Cervejaria, Dom Bosco, Generoso, Beira Rio, Industrial, Nossa Senhora de Fátima, Guarani e Centro II (da Antônio Maria Coelho até a Albuquerque).

 

Por: Da Redação