CorumbáEstado

Museu da Imagem e do Som MIS de MS realiza mostra de filmes sobre o Pantanal esta semana

 

O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS de MS), unidade vinculada à Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural (GPHC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), apresenta entre os dias 14 e 17 de junho a Mostra Pantanal, com exibição gratuita de filmes pertencentes ao seu acervo e feitos por cineastas sul-mato-grossenses que abordam desde a cultura, a música e o modo de vida pantaneiros até às suas lendas, contos e peculiaridades deste ecossistema.

O MIS de Mato Grosso do Sul tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, efetuando a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto . Desde sua criação, o MIS vem desenvolvendo ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e da cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.

Mostra Pantanal

Os filmes que serão exibidos na mostra são “Águas do Mato” de Maurício Copetti, “A poeira” de Augusto César Proença e Helio Godoy, “Caramujo Flor” de Joel Pizzini, “Terra das Águas” de Rosiney Bigattão e “Ginga documenta: cultura bovina em trânsito” de Helton Pérez. Assim, as obras compõem um panorama coerente das muitas possibilidades de expressão por meio da linguagem audiovisual voltadas para a reflexão sobre a identidade pantaneira. Atenta às nuances dessas produções, a questão identitária se estende para além dos filmes selecionados, agregando conteúdo à Exposição Audiovisual “Os Pioneiros”, que ocorre paralelamente à mostra.

Segundo Américo Calheiros,presidente da FCMS, a Mostra Pantanal tem como objetivo principal discutir e refletir sobre a identidade pantaneira, que está em constante (re) construção: “Nossa memória é fruto de um processo contínuo, realizado por estas e outras obras provenientes deste Estado de criação recente”.

Confira a programação:

14/06

Águas do Mato (Dir.: Maurício Copetti, Documentário, 2006, 38 min.)

15/06

Caramujo-flor (Dir.: Joel Pizzini, Ensaio de ficção poética, 1988, 21 min.)

A Poeira: uma história do Pantanal (Dir.: Augusto Proença e Hélio Godoy, 2007, Ficção, 14 min.)

16/06

Terra das Águas (Dir.: Rosiney Bigatão, Documentário, 2006, 57 min.)

17/06

Ginga Documenta: Cultura Bovina em trânsito (Dir.: Helton Pérez, 2010, Documentário, 40 min.)

Serviço

Mostra Pantanal

Local: Museu da Imagem e do Som de MS – Memorial da Cultura e Cidadania, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande, MS

Data: 14 a 17 de junho de 2011, 14 horas

Informações: 67 3316 9178 – mis.de.ms@gmail.com

 

Por: Da Redação