Corumbá

Município mantém realização de mamografias na rede de saúde pública

 

O exame de mama – mamografia –é disponibilizado normalmente pela rede de saúde pública de Corumbá. Problemas no equipamento impediram a realização dos exames, que voltaram a ser feitos na quarta-feira, 04 de outubro. Antes, o Município teve de zerar a demanda reprimida de três meses, que gerou fila de espera.

“Quando assumimos a gestão [em janeiro deste ano] encontramos o mamógrafo quebrado, parado, com três meses de atraso em toda a geração da fila. Não era feito o exame, que estava parado há três meses. Fizemos o conserto do mamógrafo e realizamos um número considerável de exames para que zerássemos essa fila”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Rogério dos Santos Leite.

O secretário esclareceu que o mamógrafo ficou sem funcionar em razão de um “problema técnico” ocasionado pelo “desgaste” de peças. O titular da Secretaria Municipal de Saúde informou também que a manutenção foi feita e “no dia 04 de outubro [quarta-feira] realizamos dois exames de mamografia e no dia 05 [quinta-feira] estaremos disponibilizando o exame para todas as pacientes”, disse.

“A mamografia é um exame muito importante para que façamos um rastreamento das alterações de mama na mulher. Estamos no Outubro Rosa, mês em que chamamos atenção para os cânceres que afligem a mulher. Estamos com a campanha e propiciando atendimento adequado, garantindo o funcionamento da mamografia para esse rastreamento”, ressaltou o secretário Rogério Leite.

A mamografia

É um exame feito pelo mamógrafo, usando um aparelho de Raios-X, em que o paciente é posicionado e posteriormente, radiografado, o que vai resultar em imagens de alta qualidade, que servirão de base para o estudo dos tecidos da mama. Assim, é possível ver em detalhes e saber se há ou não algum nódulo ou cisto.

A imagem possui alta qualidade para verificar minúsculos detalhes no tecido mamário, por isso é tão importante na luta contra o câncer de mama. Em um exame de mamografia digital, por exemplo, é possível verificar cada ponto da imagem com zoom para detectar qualquer sinal suspeito de cisto ou nódulos.