Corumbá

Morre aos 77 anos o escritor, odontólogo e professor Aziss Tajher Iunes

Dr. Aziss Tajher Iunes (em memória)

 

Aziss Tajher Iunes - em memória (Foto: Correio de Corumbá)

É com profundo pesar que noticiamos o falecimento do benquisto cidadão corumbaense, Dr. Aziss Tajher Iunes, ocorrido na madrugada deste sábado, dia 13 de julho, por volta de 1 hora, no Hospital Adventista do Pênfigo, situado em Campo Grande, devido à enfermidade, apesar de todos os esforços e recursos possíveis utilizados pela sua família e profissionais da medicina em prol da sua recuperação, que infelizmente não ocorreu, para tristeza de todos que lhes são caro e do seu imenso círculo de amizades, conquistados ao longo de sete décadas.

O pranteado era genitor do atual presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Marcelo Iunes, deixando um total de 7 filhos e 12 netos. Deixa viúva a veneranda e benquista Sra. Célia Aguilar Iunes, que como não poderia deixar de ser, continua inconsolável com o passamento do seu esposo, com quem conviveu por muitos anos, compartilhando os momentos de dor e alegria, lado a lado, constituindo numerosa família com 19 descendentes.

O corpo do professor Aziss Iunes veio transladado para sua terra natal e está sendo velado na Capela Cristo Rei situada na rua Major Gama, quase esquina da rua 13 de Junho, no centro da Capital do Pantanal, de onde sairá o féretro na manhã deste domingo, às 10 horas para seu sepultamento no Cemitério Santa Cruz.

Professor Aziss nasceu aqui na sua amada Cidade Branca, no dia 19 de abril de 1936, filho do inesquecível comerciante Sr. Tajher Iunes, natural da Síria e da saudosa Sra. Josephina Ismael Iunes, nascida em Corumbá. Deixa os seguintes irmãos: Dr. Iunes Tajher Iunes, 81 anos, viúvo, formado em medicina pela Universidade Ciências Médicas(atualmente UERJ) na antiga capital federal, radicado na Cidade Sem Limites que é Bauru, interior de São Paulo, onde se inicia a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil; Dr. Iussef Iunes, 80 anos, advogado que por muitos anos militou na comarca local, casado com a Sra. Elisete Camargo Iunes; Dr. Fadel Tajher Iunes, 79 anos, formado em Direito pela Faculdade Candido Mendes, sendo hoje Procurador de Justiça aposentado, casado com a Sra. Kaly Terezinha Iunes e a irmã Sra. Anice Iunes Garcia, formada em Contabilidade e Professora de Música, casada com o Dr. Carlos Bobadilla Garcia, Procurador de Justiça aposentado e ex-Advogado Geral da Prefeitura Municipal de Corumbá, que continua advogando em nossa cidade. Era primo do Dr. José Arturo Iunes Bobadilla Garcia, Promotor de Justiça do Ministério Público de MS e do radialista e jornalista Farid Iunes.

O cirurgião-dentista Dr. Aziss era formado pela Universidade Federal no Rio de Janeiro. Estudou o antigo curso primário no Grupo Escolar Luiz de Albuquerque onde está o histórico prédio da Fundação de Cultura do Pantanal, conhecido por ILA. O ginásio cursou no tradicional Colégio Salesiano de Santa Tereza. Já o curso científico, hoje médio, foi realizado no renomado Instituto Lafayette situado na Tijuca, principal bairro da zona norte do Rio de Janeiro, que fica próximo do Andaraí onde fica a sede do América Futebol Clube, o segundo no coração dos torcedores cariocas, mas que era o primeiro no coração do amigo Aziss. Aliás, conheço muito bem aquela região, já que nasci numa maternidade de uma clínica particular que existia na Praça Afonso Pena. Em nossos bate-papos, eu e o Prof.º Aziss sempre lembrávamos desse recanto aprazível. (Sou tijucano de nascimento e corumbaense por opção e de coração). Após concluir o Curso de Odontologia, Dr. Aziss Iunes retornou a Corumbá, onde exerceu as profissões de professor e cirurgião dentista, com muita dedicação e competência, tendo como dentista trabalhado por mais de 20 anos no SESI local, inclusive prestando serviços na zona rural do nosso município.

Como professor, Aziss lecionou nos mais tradicionais estabelecimentos de ensino de nossa região: Colégio Salesiano de Santa Tereza, Ginásio Municipal Ramão Martinez(era pai do radialista e jornalista Jorcene Martinez), Escola Estadual Maria Leite e na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho(JGP).

Como historiador e escritor foi autor de diversos livros, dentre eles “História e Crônica da Cidade Branca” editado em 2005 pela Editora Uniderp; “Crônicas da Cidade em que Nasci” lançado em 2007; “Corumbá dos meus sonhos” em 2009 e “Um Pedacinho de Corumbá” que teve sua Noite de Autógrafos na noite de 25 de janeiro de 2013 no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá. Tenho todos com dedicatória: “Ao meu querido amigo e brilhante jornalista Adolfo Rondon, com o meu afetuoso abraço. Aziss Iunes”. Tudo que se deseja saber sobre fatos, figuras e vultos de Corumbá, relativos ao século passado, é focalizado nos seus apreciados livros que deveriam estar em todas as bibliotecas escolares de nossa cidade, para consultas e trabalhos literários.

Portanto, nos deixou na madrugada fria deste inverno para habitar na Casa do Criador do Universo, o cidadão Aziss Tajher Iunes, que foi um ser humano reto, de caráter ilibado, muito dedicado ao trabalho, extremado pai e avô, muito franco, dotado de muita personalidade e opinião própria, que deixa uma extensa folha de relevantes serviços prestados a nossa região e um legado histórico com os registros do cotidiano corumbaense nas páginas das suas obras literárias. Merece muito ser homenageado, na área educacional, cultural ou de saúde. A família enlutada nossos sinceros sentimentos e, a sua alma, muita luz e paz no Reino de Deus. (Adolfo Rondon Gamarra-Correio de Corumbá)

 

Por: Da Redação