Corumbá

Missa hoje no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora lembra Helô Urt

 

Uma missa na noite desta quinta-feira, a partir das 19 horas, vai lembrar os três anos do faleci mento da professora, ativista cultural e ex-diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Heloísa Helena da Costa Urt (Helô).

A missa foi solicitada pela Prefeitura de Corumbá e será celebrada no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, localizado na Rua Dom Aquino Correa, 1037, centro. O ato comntará com a participação do Coral Cidade Branca e de bailarinos da Oficina de Dança, dois projetos culturais incrementados na gestão de Heloísa à frente da Fundação de Cultura.

Ladarense e com uma personalidade marcante, Helô era conhecida pelo jeito autêntico de expor suas opiniões e defender seus pontos de vista. À frente da Fundação de Cultura do Pantanal, ela foi a responsável por trazer de volta os carnavais antigos com a descida dos corsos, blocos das pastorinhas e frevo para a avenida General Rondon. Em 2006, ela idealizou o bloco Sandálias de Frei Mariano, que passou a abrir o carnaval de Corumbá na noite de quarta-feira.

Na época também foram criados a Noite da Seresta, o projeto Pôr do Som e demais ações em prol da cultura local como a volta do uso do Jardim da Independência em datas festivas como o aniversário da cidade e Natal. Como gestora da cultura local, ela também contribuiu para a organização do Arraial do Banho de São João ao cadastrar as famílias que promovem os festejos na cidade.

 

Por: Da Redação