CorumbáEstado

Ministro e Governo sobrevoam Bonito com propostas de alavancar o turismo em MS

 

O Governador do Estado de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja recepcionou na tarde desta segunda-feira, 21, em Bonito, o ministro da cultura Marxs Beltrão que veio para assinar ordens de serviços e firmar parcerias com o governo federal para fortalecer o segmento turístico nos dois grandes polos do estado que são: Bonito e Corumbá.

Para Azambuja o mais importante é ouvir a categoria e concluir obras de pavimentação asfáltica há muito tempo esperada pela comunidade, “primeiro a gente vem recepcionar o Ministro Marxs Beltrão, e o deputado federal Carlos Marum, porque essas autoridades entendem que devemos alavancar o turismo em Mato Grosso do Sul conversando com todo o trade turístico. Uma obra importante é a estrada do “Coré” (MS 178) vamos dar a ordem de serviço e concluir esta obra e de outras como a rodovia que dá acesso a gruta, ponto de grande visitação (rodovia 382). Vamos mostrar ao Ministro a importância da pavimentação asfáltica Bonito/Anastácio, conhecida estrada do 21. Essa volta do ministro é importância para que ele veja de perto a realidade de Bonito e com as águas de Corumbá. Nosso objetivo é integrar Bonito e o Pantanal. O caminho é um roteiro saindo por Bonito, passando pelo morro do azeite e chegando até Corumbá. Um roteiro novo de vias e rodovias que estamos elaborando”.

Quanto ao projeto de preservação das cabeceiras do Pantanal o governador disse que, o agro negócio é forte e que quer construir em MS o Eco negócio que vai agregar rendas e preservar o ecossistema. É preciso integração das legislações de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul porque o rio é o mesmo. É preciso proteger as nascentes para preservar o meio ambiente de maneira viável e sustentável”.

Um tema abordado com o governador é sobre a cota zero do pescado em Corumbá. Referente ao assunto Azambuja disse que o tema do pesque e solte já está em discussão no mundo inteiro, “porque o cidadão vem para se divertir e não levar o peixe. Manter o turismo da pesca é uma discussão que está se fortalecendo entre os governos de MS e MT e olharmos para o pescador profissional de forma que eles sobrevivam sem sofrer as consequências”.

Há muitos anos, entra e sai governo sem, contudo, cumprirem a promessa da aquisição de um helicóptero para sobrevoar o Pantanal a fim de coibir crimes ambientais. Azambuja disse que há um processo de licitação em andamento, exatamente, para comprar esta aeronave que será de grande valia para o Estado, “Estamos comprando um helicóptero para servir ao Imasul, e também a Policia Militar Ambiental”.

O Ministro do turismo Marx Beltrão disse ao Capital do Pantanal que a questão do pesque e solte já é praticada quase no muno inteiro e diante do clamor dos empresários de turismo e pensando no aspecto conservacionista quer levar adiante essas discussões, “Bonito e o Pantanal precisam avançar com ações concretas e apoio do governo do Estado. Essa questão da cota zero precisa ser muito discutida com o setor, mas a pesca esportiva tem sido procurada pelo mundo inteiro. E nosso objetivo é trazer turistas e gerar mais empregos”. O ministro disse que vai agendar uma visita a Corumbá. O deputado Federal Carlos Marum articulou o evento. (Capital do Pantanal)

 

Por: Da Redação