Corumbá

Marquês de Sapucaí entra no túnel do tempo dos antigos carnavais

 

Encerrando os desfiles do Grupo de Acesso no domingo de folia, a Marquês de Sapucaí pretende cantar e contar o carnaval corumbaense. Com o samba-enredo “No grito da folia, somos todos iguais na fantasia”, a agremiação abrirá o túnel do tempo para que o público viaje pela história do carnaval. “Do pierrô às colombinas, da serpentina, do baile de máscaras e do bloco dos sujos, do Flor de Abacate e do Cibalena, vamos celebrar todas as tradições carnavalescas com muita animação”, diz Odeti Brinckler, presidente da Marquês de Sapucaí. A dirigente promete também um desfile de muitas cores, a começar pelo verde, amarelo, branco, lilás e azul, paleta de cores tradicional da escola, tudo com a marca registrada do carnavalesco Edilson de Oliveira.

Porém, um dos pontos altos do desfile deve ser mesmo a ilustre presença de dona Ivone, da Cervejaria. A septagenária, moradora das mais antigas do bairro, ficou conhecida na cidade pelas suas benfeitorias sociais e por ser uma das idealizadoras da tradicional Festa de São Pedro, evento do calendário turístico e cultural da cidade. “Por conta da idade avançada, ela desfilará sentada em um carro alegórico, mas com certeza vai levantar o público com sua alegria e exemplo de vida”, diz.

A outra novidade vem diretamente de Cabo Frio, Rio de Janeiro, e conduzirá o samba-enredo da escola. É o carioca Bira PQD, intérprete principal. Ele também compôs o samba juntamente com os amigos Dedé e Trovão e estreia na Marquês de Sapucaí com sua esposa, Miriam Misael Pereira, destaque da escola ao lado de Rafael Filho.

Os 70 ritmistas tem o comando do mestre Luciano e a apresentação do pavilhão da agremiação será feita pelo casal de mestre sala e porta-bandeira, Alan Ayala e Ângela Souza. Eles “abrirão” a avenida Marechal Rondon para o desfile dos 900 componentes da escola, divididos em 14 alas e 4 carros alegóricos.

“No grito e na folia todos somos iguais na fantasia”
Compositores: Bira PQD, Dedé e Trovão
Com a força do amor,
Vamos cantar e sorrir
O branco, a paz
O verde, a esperança
São multicores da Sapucaí
Vou deslumbrar na passarela
Carmem Miranda vem aí
Viajei no relicário da ilusão
Rei Momo e Dona Ivone são o caminho da paixão
A minha bateria reluzente, contagiante
Faz o povo enlouquecer
A minha escola com as cores fascinantes
Praia, bola e cerveja
Faz a gente envaidecer
Frei toma conta dessa cidade
Plantando paz e felicidade
A nossa semente germinou
Da flor de abacate nasce o fruto e o sabor
Raiou e festejou o amanhecer
No Cibalena tudo é festa e alegria
A General Rondon é nossa história
Com arlequim o palhaço se encontrou
Tem confete e serpentina
No meio da multidão
Tem pierrô e colombina
Festejando a cor do nosso pavilhão
Com a força do bem
Com a força do amor
Vamos cantar e sorrir
O branco, a paz
O verde, a esperança

 

Por: Da Redação