Corumbá

Mais de mil famílias são beneficiadas com o Prefeito Presente

 

“A ação está vindo em bora hora e estamos vendo o esforço do prefeito com o povo”. A afirmação vem do senhor Jorge Adalberto Arruda, que há vinte anos mora no conjunto Padre Ernesto Sassida. Corumbaense, aos 59 anos, o morador foi um dos milhares que tiveram a oportunidade de usufruir dos serviços prestados pelo Município durante a ação Prefeito Presente, ocorrida na manhã de sábado, 30 de setembro. Além de possibilitar ao prefeito Ruiter Cunha de Oliveira estar mais próximo da população, a iniciativa também torna os serviços da Prefeitura de Corumbá mais acessíveis a moradores de locais distantes do Centro da cidade.

“Esse aqui é um evento muito importante, principalmente para a população do Padre Ernesto Sassida. Para mim, esse Prefeito Presente é muito bom e espero que Ruiter continue trabalhando em nosso favor. Ele já está mostrando isso e vamos ficar muito felizes com os investimentos que vão acontecer aqui. O principal é ter os recursos, tendo, acreditamos que o prefeito vai nos ajudar e eu creio que isso vai acontecer no caminhar dos anos”, afirmou o senhor Jorge.

Ao ser questionado sobre como é viver no Padre Ernesto Sassida, o morador abriu um largo sorriso. “É muito bom, eu sou muito feliz aqui”, afirmou. Encarregado de obras, porém, desempregado, o senhor Jorge Adalberto aproveitou a ocasião para aferir pressão e medir glicemia. Com os resultados bastante positivos, mais uma vez sorriu, dessa vez aliviado. “Está tudo bem e agora estou sem preocupação”.

Durante a primeira ação do Prefeito Presente este ano em Corumbá, cerca de 1.200 famílias que vivem no Padre Ernesto Sassida tiveram a oportunidade de realizar consulta com clínico geral, fazer exame clínico da mama, consultar com pediatra, receber medicamentos e realizar ultrassonografia das mamas. Além do setor de saúde, crianças foram incentivadas a ler através de gibis, participaram de pinturas, brincadeiras, fizeram desenhos e viram fantoche. O Procon esteve presente tirando dúvidas e fazendo orientações. Oficinas de artesanato foram promovidas e cadastro para mini curso de fabricação de puf e cesta com garrafas pet e revistas foi feito. A oficina será promovida pelo Município junto à associação de moradores. Todas as secretarias estiveram envolvidas com a ação.

Natalício Montes, outro beneficiado com o Prefeito Presente, recebeu hipoclorito de sódio na barraca do Centro de Controle de Vetores. “Isso é para colocar na caixa d’água. A cada 500 litros, a gente derrama um frasco para manter a caixa limpa contra o mosquito da dengue. Precisamos sempre fazer a limpeza na caixa e colocar o produto”, explicou o morador que há sete anos vive no bairro com sua esposa e filha. “Viemos participar de tudo. Essa ação é muito boa, ficou um tempo afastada por ter sido lançada na outra gestão de Ruiter, mas graças a Deus voltou porque todas as ações que ele faz são ótimas”, disse Natalício.

Apaixonada por artesanato, Dediane Ivonete Luz Santana, auxiliar de pedagogia, aproveitou a oportunidade para participar da oficina de colares promovida pelo CRAS I. “Estou aprendendo a fazer um colar maravilhoso e bonito e que dá para a gente usar. Com esse calor, as bijuterias dão alergia, mas com o colar de pano podemos usar, lavar e mantê-lo sempre lindo e sem alergia. Além disso, chegou a primavera e o colar é bastante colorido, super na moda”, disse. Terminando a oficina, Dediane resolveu fazer também a oficina com garrafas e já tinha aprendido a construir chaveiro com boneca de pano. “Eu acho o Prefeito Presente algo muito bom porque aqui parecia um bairro esquecido, mas agora a população agradece. Essa ação vem com tudo, saúde, artesanato e cultura. Somos pessoas muito carentes e isso tudo envolve toda a população. Nós precisamos dessa atenção porque estamos muito distantes do Centro da cidade”, afirmou a moradora.

A Gerência de Habitação e Regularização Fundiária do Município esteve presente na ação e dona Renir da Conceição Petezold viu na oportunidade uma maneira de tirar dúvidas. “Já me explicaram que preciso ir até o Galileo para conversar sobre o assunto”, contou. “Vim também para fazer ultrassonografia de mama. Esse evento é muito bom para aproximar a saúde da população. Eu não tenho muitas condições de ir ao médico porque cuido da minha mãe e ela não pode ficar sozinha. Como ficou pertinho de casa, estou aqui para realizar o exame e tirar essa dúvida sobre habitação”.

No setor de odontologia, Juciene Urtado do Nascimento levou o seu filho Murilo, 4 anos, para realizar escovação dos dentes e aprender a forma correta de fazer a higienização bucal. “Eu sei da importância de cuidar dos dentes, por isso trouxe ele aqui”. Já o menino estava bastante sorridente depois da experiência. Além de ganhar uma escova nova, divertiu-se pintando a figura de um dente. “Vou brincar muito hoje aqui. Ganhei a escova de dente e vou escovar meus dentes todos os dias”, afirmou o garoto.

A vendedora Suelene Rodrigues da Costa aguardava para realizar ultrassonografia das mamas. “Muito bom ter esse projeto aqui para fazermos logo o exame, pegar encaminhamentos, é muito importante”. Os exames de ultrassom das mamas foram realizados em parceria com a ONG Onça Pintada, que conta com apoio do Governo do Estado. De Campo Grande, a ONG veio a Corumbá para o Prefeito Presente com seu veículo, adaptado para exames médicos e com aparelho de ultrassom. Uma médica voluntária realizou os exames.

As duas filhas da dona de casa Gláucia Coelho de Moraes receberam atendimento com pediatra. “É um maior conforto receber o médico aqui. A gente mora muito longe e onde o ônibus para é muito distante. O sonho dos nossos moradores é ter escola e posto de saúde, esperamos que isso saia o quanto antes. Mas queremos, com urgência, a drenagem das ruas, porque já ajudaria bastante”, afirmou a moradora.

Aguardando a vez para realizar consulta clínica da mama estava a dona Tania Maria Castelo Soares, que há três anos não fazia o exame. “Fica difícil para eu sair daqui. Como veio para cá, ficou fácil fazer a consulta. Para nossa comunidade, é muito importante essa vinda dos médicos porque não temos posto de saúde. Eu espero que seja feito asfalto, posto de saúde, creche, escola, tudo, porque precisamos”, pediu a diarista que mora há três anos no bairro.

Durante ação, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira anunciou a autorização para contratação, através de licitação, de empresa para construção da Unidade Básica de Saúde no Padre Ernesto Sassida. Além disso, autorizou abertura de processo para seleção de oito agentes comunitários de saúde. Estudo para construção de creche e escola no bairro foi liberado. Além desses investimentos municipais, em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura vai investir R$ 12,7 milhões em infraestrutura de drenagem e pavimentação no local através do Fonplata.