Corumbá

Lei que proíbe a pesca do Dourado já está em vigor em Corumbá

Após piracema, pescadores devem ficar atentos: pesca do dourado está proibida no município de Corumbá

 

Após piracema, pescadores devem ficar atentos: pesca do dourado está proibida no município de Corumbá

A pesca do dourado está proibida em Corumbá pelos próximos cinco anos. A lei nº 2.237, sancionada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) no dia 09 de dezembro, busca garantir a conservação ambiental, a manutenção da piscosidade e o desenvolvimento da pesca ambientalmente sustentável no Pantanal. A Lei, proposta pelo Executivo Municipal, entrou em vigor no último dia 01 de janeiro.

Ela permite a revisão da proibição à medida que novos estudos técnicos e científicos forneçam subsídios para melhor compreensão de aspectos da biologia pesqueira da espécie, com a finalidade de ajustar as medidas de regulamentação para o uso sustentável do recurso. A medida não se aplica à pesca de subsistência e nem aos exemplares oriundos de piscicultura devidamente registrada, desde que acompanhados de comprovante de origem.

A modalidade “pesque e solte” ou realizada para fins científicos autorizados pelos órgãos competentes também são isentas. A norma ainda estabelece que as pessoas físicas ou jurídicas atuantes no beneficiamento, armazenamento ou comercialização da espécie devem apresentar uma relação detalhada de seu estoque pesqueiro à Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (Funterra), até o décimo dia após o início da vigência da Lei, ou seja, até o dia 10 de janeiro de 2012.

O transporte e a comercialização deste produto armazenado também ficam condicionados à autorização da Funterra. Os infratores serão penalizados conforme determina a legislação municipal e federal.

Necessidade

A Prefeitura de Corumbá elaborou a lei após inúmeros relatos de pescadores profissionais e amadores, sobre a redução na captura desta espécie nos últimos 10 anos, indicando declínio populacional – o que já motivou lançamento de campanhas na cidade – além da necessidade de disciplinar a utilização dos recursos naturais da ictiofauna no município, no sentido de garantir a sua conservação ambiental, a manutenção da piscosidade e o desenvolvimento da pesca ambientalmente sustentável.

A decisão lembrou ainda que esses mesmos relatos mostram também que tem se tornado cada vez mais raro a captura de grandes exemplares de dourado. “Há, portanto, a necessidade de uma ‘moratória’ na captura do Dourado pelo período necessário e suficiente para que sejam realizados estudos técnicos e científicos, que irão gerar as informações adicionais para futuras tomadas de decisão”, destacou o prefeito Ruiter. (PMC)

 

Por: Da Redação