Corumbá

Império do Morro comemora 60 anos e promete desfile memorável

 

O G.R.E.S. Império do Morro vai misturar 60 anos de história com uma homenagem ao principal nome de desfiles de fantasias do Estado, Valdir Gomes. “Valdir Gomes, o imperador da passarela, apresenta Império do Morro: 60 anos de glórias no Reino da Folia” é o enredo de 2018 da escola de samba mais antiga de Corumbá. Neste ano, cerca de 1.100 pessoas vão desfilar pela Império do Morro em 17 alas e 05 carros alegóricos. O carnavalesco da agremiação é Kiro Panovitch e Joilson da Cruz é o responsável pela comissão de frente.

“O enredo deste ano foi composto por duas ideias. Preliminarmente, seria os 60 anos da Império que serão completados este ano. Mas, surgiu, no decorrer da organização, o nome de Valdir Gomes, o principal nome de desfiles de fantasias do Estado. Ele quis participar e, em contato com empresário do ramo de cereais, Roberto de Freitas, ele nos procurou dizendo que o Valdir também queria participar dos 60 anos. Então misturamos a história do Valdir e a história da Império e compomos o enredo”, explicou Edson Fardino, presidente da Império do Morro.

Ninho é o mestre de bateria que vai contar 150 ritmistas para tocar o samba-enredo acompanhado da rainha de bateria Lulicinha Victório, que já algum tempo ocupa o cargo na escola. Juruna permanece como mestre-sala e Vitória será a nova porta-bandeira. O samba-enredo foi composto por Wander Timbalada e Montebello. “Wander Timbalada tem uma ligação muito grande com a Império do Morro, haja vista desde 2004 compõe frequentemente e puxa o nosso samba-enredo na Avenida. Nesse ano não foi diferente. A diretoria entendeu por bem chamá-lo novamente por causa da identificação dele junto à escola e segundo porque ele tem trânsito em gravadora. Ele é um kit completo porque compõe, canta e tem trânsito em gravadoras. Junto com ele, compôs o samba-enredo também o Montebello”, disse Fardino.

A Império do Morro foi fundada em 15 de agosto de 1958, tem como patrono Roberto Soares de Freitas e por seis décadas tem alegrado os carnavais corumbaenses. Passando por diversos períodos da história carnavalesca, a Império hoje conta com o trabalho da diretoria executiva composta por Edson Fardino, na presidência; Paulo Peredo – o Paulinho do Bar Botafogo – como vice-presidente; 1º secretário é Robson Lacerda, o “Xuxa”, 2ª secretária é Bianca Baruki; no cargo de 1ª tesoureira está Roseane Vitório e como 2º tesoureiro está Rogério Marinho.

“Com respeito às demais escolas, acredito que a Império do Morro é a única que prende o público. Sempre nas reuniões da Liesco fazemos questão de sermos os últimos porque seguramos o público. Existe até certo fanatismo por parte do público e mesmo quando há dificuldades financeiras durante organização da escola, somos muito aplaudidos. O público pode esperar muita garra este ano. Os sambistas da Império têm samba no pé, temos cinco intérpretes, nossa harmonia está ‘redondinha’, além da emoção da Império em estar fazendo os seus 60 anos no meio do povão, no meio de 30 mil pessoas”, afirmou Edson Fardino.

Em 2017, a Império ficou em terceiro lugar do Grupo Especial com enredo em homenagem ao São João. Neste ano, será a décima escola a desfilar, a última da segunda-feira, 12 de fevereiro. A sede da escola fica situada na rua Frei Mariano, nº 1.371, esquina com a Porto Carrero, no Centro da cidade. Os ensaios já começaram e ocorrem no mesmo endereço, a partir das 20 horas, de terça a sexta-feira.

Ficha Técnica

Presidente: Edson Fardino

Carnavalesco: Kiro Panovitch

Diretores de Carnaval: Tatiane Santana, Valdir Duarte e Aruturque Abdalla

Enredo: “Valdir Gomes, o imperador da passarela, apresenta Império do Morro: 60 anos de glórias no Reino da Folia”

Autores do Samba-Enredo: Wander Timbalada e Montebello Bondim

Mestre de Bateria: Ninho

Ritmistas: 150

Rainha da Bateria: Lulicinha Victório

Alas: 17

Componentes: 1.100

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Juruna e Vitória

Carros Alegóricos: 05

Fundação: 15/08/1958

Confira o samba-enredo de 2018 da Império do Morro:

Vai começar a festa

Chegou o imperador da verde rosa

Um ser de luz veio para mostrar

Que a Império do Morro vai festejar

Títulos marcantes, seus enredos tão brilhantes

E o rei da passarela tem magia e glamour

Ele é show é Hors Concours

Homem do bem de gesto nobre

Mata a fome e agasalha o pobre

Viajando no tempo… Amor

Antigos impérios visitou

Presente em Roma, na França e na China

Vestiu de xeique para sambar na bateria

Brilhou no céu

Um facho de luz que inspira um poema

Os baluartes do samba vou lembrar

Peço licença a Xaana e dona Vena

Força que vem dos astros a bênção oh! Virgem do Carmo

Derrame seu poder sobre Forte Coimbra

Devoção que nos fascina (BIS)

Baianas giram nesse Império de alegria

Servindo um banquete de iguarias

Nessa avenida comemorar

Vem Valdiroba é Carnaval vamos sonhar

Hoje a Império do Morro vem celebrar

60 anos de história em Corumbá (BIS)

Com Valdir Gomes campeão da passarela

Vou cantar e sambar que a noite é bela