Corumbá

IEL volta a reunir potenciais fornecedores da Vale; a reunião foi em Corumbá

 

Reunião entre os potenciais fornecedores da vale em Corumbá

O IEL e a Vale realizaram, durante todo o dia de ontem (18/05), no auditório do Sesi de Corumbá, o segundo encontro com potenciais fornecedores de produtos e serviços para a mineradora em Mato Grosso do Sul. A exemplo do primeiro encontro, promovido no dia 15 de março em Campo Grande, a intenção foi estreitar o relacionamento entre os fornecedores interessados e a empresa no Estado, detalhando o sistema de compras da mineradora.

Segundo o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, participaram da reunião empresários dos segmentos industriais da construção civil, metalmecânico, manutenção industrial, entre outros. “A intenção é buscar a viabilização de um projeto de qualificação de fornecedores para a unidade da Vale em Corumbá, pois a mineradora tem expandido as suas operações na região e necessita de empresas que compreendam o funcionamento e os critérios do seu sistema de aquisições de materiais”, destacou.

Bergson Amarilla acrescenta que nos próximos meses serão realizados outros encontros em Corumbá para avaliar a evolução da ação de aproximação dos potenciais fornecedores com a política de compra da Vale. “Após os empresários conhecerem as necessidades da mineradora, bem como suas exigências e procedimentos, nesta quinta-feira (19/05) e sexta-feira (20/05) os profissionais da equipe de suprimentos da empresa realizarão atendimentos individuais para tirar dúvidas e prospectar possibilidades de negócio”, detalhou, reforçando o papel do IEL de fazer essa ponte entre empresários do Estado e a Vale.

Mineradora

As projeções de expansão de negócios da empresa justificam a busca por fornecedores qualificados em Mato Grosso do Sul. Segundo o diretor do Centro-Oeste da Vale, Alexandre Campanha, a empresa está entre as maiores empresas do mundo, estando presente nos cinco continentes e em 34 países. “Estimamos uma demanda anual no Brasil, até 2012, de 4 mil profissionais de engenharia, e outros 46 mil para o canteiro de obra”, detalhou.

Ele completa que de 2009 a 2013 a estimativa é de investimento de US$ 12 bilhões por ano. “Precisamos ampliar a nossa cartela de fornecedores, mas é importante que os interessados conheçam a empresa, os nossos valores. Não haverá negócios na Vale sem que esses valores sejam respeitados, não haverá, por exemplo, negócios sem responsabilidade social e ambiental”, reforçou.

Já o coordenador de suprimentos da Vale, Luciano Cardoso de Almeida, complementou que o interesse da empresa em buscar fornecedores locais tem o intuito também de desenvolver a localidade. “Assim geramos oportunidade de negócios para as empresas do Estado e os capacitamos para tornarem-se fornecedores globais, além de contribuir para a geração de riqueza local e de empregos diretos e indiretos”, disse, ressaltando o papel do Sistema Fiems como o principal e melhor caminho para se chegar aos fornecedores do Estado.

 

Por: Da Redação