Corumbá

André solicita reconhecimento de emergência para obter verba e recuperar ponte

Governador vistoriando a ponte sobre o Rio Paraguai na região de Corumbá

 

Governador vistoriando a ponte sobre o Rio Paraguai na região de Corumbá

O deputado federal Giroto (PR-MS) entregou na tarde de hoje (18) no Ministério da Integração Nacional requerimento do Governo do Estado em que solicita o reconhecimento da situação de emergência no município de Corumbá em virtude do desastre de comboio de 16 barcaças com a ponte sob o Rio Paraguai, na BR-262. No pleito informado que serão necessários R$ 14,2 milhões para recuperar os estragos.

No documento é informado que a BR-262 “é o único acesso rodoviário para o município de Corumbá” e que, de acordo com inspeção efetuada “o dolfim de proteção da ponte deverá ser executado com urgência, uma vez que um novo impacto sobre um dos apoios do vão de navegação poderá causar o colapso do trecho central da ponte, redundando em interrupção da travessia rodoviária por um período não inferior a 8 meses”.

Hoje, a ponte está sob interdição parcial, com os veículos cruzando a ponte com velocidade máxima de 40 quilômetros por hora e está proibido o tráfego de caminhões carregados com minério de ferro. Os veículos com mais de três eixos também passam com distância mínima de cem metros um do outro.

Em virtude desta situação, o Governo do Estado decretou, no dia 12 de maio, situação de emergência no município de Corumbá. “Encaminhei o pedido para que após o reconhecimento pela Integração possa conversar no Ministério dos Transportes, no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), e viabilizar os recursos para execução das obras”, enfatizou Giroto.

Acidente

No dia 8 de maio, por volta das 19h30, a ponte sobre o Rio Paraguai na BR-262, com extensão de 2.185,7 metros, teve sua estrutura comprometida após comboio de 16 barcaças carregadas bater em sua base.

 

Por: Da Redação