Corumbá

Forte esquema de segurança garante tranquilidade do Carnaval de Corumbá

 

Corumbá (MS) – A integração entre as forças policiais do Estado e do Município, que também recebeu reforço de 90 policiais militares de outras cidades, vem garantindo um dos carnavais mais seguros em Corumbá, na avaliação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Waldir Ribeiro Acosta, que acompanha a folia. Por noite, mais de 300 pessoas estão envolvidas na segurança do Carnaval de Corumbá.

Governador Reinaldo Azambuja, comandante geral da PM/MS Waldir Ribeiro Acosta e prefeito Ruiter Cunha firmaram parceria para segurança durante a festa (Foto: Divulgação)

O forte esquema foi montado conjuntamente entre a Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Segurança, a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Polícia Ambiental, além da segurança privada. A cidade recebeu reforço policial de Campo Grande (policiamento montado), Jardim e Aquidauana. “Em todo o Estado, esse período carnavalesco tem sido um dos mais tranquilos, resultado desse trabalho integrado, o melhor aparelhamento das nossas unidades com os investimentos do Governo do Estado e, sobretudo, as ações preventivas realizadas desde o início do ano”, disse o comandante, ao fazer uma avaliação parcial da segurança pública.

Em Corumbá, percebe-se um clima de tranquilidade nas ruas, principalmente no circuito do carnaval, onde se concentram mais de 20 mil pessoas por noite, com famílias transitando entre o aparato policial – a pé e montado -, que ainda tem o reforço de centenas de seguranças de uma empresa terceirizada contratada pela prefeitura.

Carnaval familiar

Segundo o comandante do 6º Batalhão da PM de Corumbá, tenente-coronel César Freitas Duarte, este é o carnaval mais seguro dos últimos anos, com base em dados estatísticos. No ano passado, cerca de 60 pessoas foram presas por dia por algum ato ilícito durante esse período. Até esta segura-feira, o número de detenções caiu pela metade. “Há menos pessoas brigando ou se envolvendo em algum tipo de desordem, não houve até agora nenhum homicídio ou crime grave”, disse o comandante. “Esse esforço combinado das forças policiais tem resultado neste carnaval familiar, onde também estamos tento uma participação ímpar do conselho tutelar na redução do envolvimento de menores com bebida alcóolica ou outros ilícitos”, acrescentou.

Operações preventivas

O comandante do 6º BPM explicou que as ações preventivas, iniciadas em janeiro, refletem agora na tranquilidade com que ocorre o carnaval corumbaense. Nestas operações preventivas e ostensivas, chamadas Cidade Tranquila, foram retirados de circulação pessoas procuradas pela Justiça e apreensões de armas (de fogo e facas).

“Essa demonstração de força e presença das unidades de segurança do Estado, evitando o confronto de gangues e desarmando pessoas, contribui, de forma sobremaneira, com a diminuição dos índices de criminalidade na região”, reforçou o tenente-coronel. “Hoje a população local, os turistas e os irmãos bolivianos experimentam essa sensação de tranquilidade.”

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Waldir Ribeiro Acosta que, em Corumbá, de 2008 a 2014 comandou a Polícia Militar Ambiental, o Batalhão de Polícia Militar e a Guarda Municipal, a fronteira seca precisa de atenção. “Sei das dificuldades da região, uma área muito ampla com 65 mil quilômetros quadrados e de fronteira seca com a Bolívia. Por isso a integração é uma forma de combater a criminalidade na região. A união das policias, da Guarda Municipal, da sociedade e da mídia é fundamental”, finalizou Waldir. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de MS)

 

Por: Da Redação