Corumbá

Escolas do grupo de acesso abrem desfile em busca de duas vagas

Vila Mamona, uma das grandes campeãs de Corumbá, atração deste domingo na passarela

 

O desfile das escolas de samba do grupo de acesso é a principal atração deste domingo (19) no terceiro dia do Carnaval 2012 de Corumbá. Na passarela do samba, cinco escolas disputam duas vagas para o grupo especial em 2013: Marquês de Sapucaí, Vila Mamona, Unidos da Major Gama, Acadêmicos do Pantanal e Imperatriz Corumbaense. O desfile, organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) com apoio da Prefeitura, começa às 20h30.

Além do desfile, o domingo reserva uma intensa programação. Começou com um ‘quebra torto’ às 10 horas, a roda de samba no Porto Geral, com a Banda Séculu’s. À tarde, 15 horas, no mesmo local, quem se apresenta é a Banda Destak. Já no início da noite, a partir das 18 horas, o Carnaval de Todos os Tempos no Jardim da Folia, com Banda de Sopro, pierrô canoeiro com passeio de canoa no lago da praça, palhaços para brincar com as crianças, palhaços cenográficos para fotografias, exposição de fotografias Carnaval de todos os tempos, e uma praça de alimentação.

Outra atração é o show a partir das 02 horas da madrugada de segunda-feira, com Nataly Lacerda e a Banda Destak, no palco da Praça Generoso Ponce. Na arena dos Blocos Independentes, no Arthur Marinho, a noite é do ‘Biriguis’, a partir das 22 horas.

Vila Mamona, uma das grandes campeãs de Corumbá, atração deste domingo na passarela

Desfile

O desfile das escolas de samba do grupo de acesso é, sem dúvida, uma das maiores atrações do dia. Este ano, ao contrário dos anteriores, cinco escolas vão disputar o título e também o vice-campeonato. É que o regulamento da Liesco prevê subida de duas escolas para o grupo especial em 2012. A Imperatriz Corumbaense é a caçula na passarela. Em 2011, sua apresentação foi avaliada pela liga, que considerou apta a disputar o título com as demais.

A primeira escola a entrar na passarela será a Marquês de Sapucaí. Fundada em 29 de fevereiro de 1988, a verde, lilás, branco e amarelo é presidida por Odeti Brinckler de Oliveira Bueno. Este ano, a agremiação traz o enredo “Pantanal aos olhos de Corumbá, cores, belezas, riquezas, vidas a preservar”.

A Vila Mamona, uma das grandes campeãs do carnaval corumbaense, é a segunda entrar na passarela do samba. Fundada em 08 de Agosto de 1981, a Verde, branco e vermelho, presidida por Marcelo Iunes, busca o título e a volta ao grupo especial com o enredo “Vila Mamona 30 anos: arquitetando sonhos em uma usina de emoções”.

Outra campeã do grupo especial, também desfila no grupo de acesso de olho na elite do carnaval corumbaense. É a Unidos da Major Gama, fundada em 05 de março de 1989, tem as cores verde, amarelo, azul e branco. Este ano, a agremiação tem como enredo “Ueze Zahran, um apaixonado pelo trabalho”.

A Acadêmicos do Pantanal é a quarta a desfilar na passarela do samba de Corumbá. Fundada em 25 de julho de 2001 com as cores verde, branco, azul e amarelo, a agremiação, presidida por Fernando Willian da Costa, leva para a avenida, um enredo infantil, “Os sonhos não acabaram. Fadas, gnomos, bruxas e princesas. A Pantanal sonha”.

Este primeiro dia de desfile de escolas de samba de Corumbá será encerrado com a Imperatriz Corumbaense. Fundada em 22 de fevereiro de 2007, a agremiação participa pela primeira vez concorrendo título. No ano passado, ela foi avaliada pela Liesco e, agora, a verde, amarelo, vermelho e branco, vem para conquistar uma vaga ao grupo especial. Presidida por Clemílson Medina, a Imperatriz presta sua homenagem a uma pessoa considerada ícone da cultura corumbaense com o enredo “Heloísa Urt: cultura sempre viva”.

Nove quesitos serão avaliados pela comissão julgadora: bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, ala das baianas, fantasia, harmonia, alegoria e adereços e enredo/evolução. A festa é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco). (PMC)

 

Por: Da Redação