Corumbá

Em uma semana, Prefeitura de Corumbá visita 1290 imóveis no combate ao Aedes aegypti

 

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta sexta-feira, 20 de outubro, o Boletim Epidemiológico referente ao período de 8 a 14 de outubro de 2017. Até a data, foram notificados 517 casos suspeitos de dengue na cidade, com 31 confirmações. Com relação ao zica vírus, são 125 notificações e 10 casos confirmados.

De chikungunya foram 80 notificações e 11 confirmações. Já de leishmaniose, doença caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, fraqueza e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos, foram confirmados 11 casos.

As incidências ocorreram nos bairros Jardim dos Estados, Jardinzinho, Popular Velha, Previsul, Dom Bosco, Centro América, Cristo Redentor, Universitário, Região de Porto Morrinho e um óbito no bairro Maria Leite. Com relação a influenza, comumente conhecida como gripe, até o momento no Município foram confirmados por laboratório nove casos de H3 sazonal e um caso de H3 sazonal por vínculo epidemiológico.

O boletim também acompanha os casos de diarreia aguda, uma síndrome clínica de diversas etiologias que se caracteriza por alterações do volume, consistência e frequência das fezes, mais frequentemente associada com a liquidez das fezes e o aumento no número de evacuações.

O levantamento mostra que atá a semana 41 foram registrados 3433 casos de doenças diarreicas agudas. Destes, 178 casos ocorreram crianças menores de um ano, 842 em crianças de um a quatro anos, 356 casos em criança de cinco a nove anos e 1970 casos em crianças com mais de 10 anos.

Com base nos casos notificados e confirmados e no resultado do 5º LIRAa (2,6%), as equipes da Secretaria de Saúde visitaram 1290 imóveis nas atividades de rotina, onde foram feitas eliminação de focos, com o objetivo de impossibilitar o desenvolvimento do vetor e orientação junto aos moradores para que evitem o acúmulo de materiais que possam favorecer o depósito de ovos do mosquito transmissor. Já a equipe de bloqueio químico realizou a borrifação com a bomba costal em 446 imóveis nas micro áreas Agesa e Detran. Também foram realizados bloqueios mecânicos na microárea Agesa.

Campanha

Corumbá lançou oficialmente na noite desta quarta-feira, 18 de outubro, a campanha “Combate ao Mosquito Aedes aegypti – Um desafio Para Nossa Gente”. A iniciativa articulada entre as Secretarias Municipais, Exército e Marinha é para realização conjunta de prevenção e combate ao transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

A campanha vai até março de 2018 e busca sensibilizar e mobilizar a população a respeito da necessidade de realizar ações que previnam o avanço do mosquito. Ao longo desse período, cada Secretaria Municipal, dentro de seu contexto, vai realizar algum tipo de atividade referente ao combate do Aedes aegypti.

Estão previstas ações com atuação de militares nas áreas críticas junto com agentes de endemias; promoção de oficina de produção de repelente natural de Citronella e agente mirim; oficina de Grafitagem; plantio de mudas de Citronella; ação conjunta agentes de endemias e comunitários nos imóveis críticos; ações na fronteira e área portuária; produção de produtos reciclados com o CRAS; ensino de técnicas de limpeza de caixa d’água; ação no comércio local; execução de projeto para redução dos depósitos A2 (caixas de água em nível do solo para armazenamento de água).