Corumbá

Em entrevista, Ruiter ressalta importância de Sassida para Corumbá

Na entrevista, Ruiter afirmou que Sassida foi uma bênção de Deus para Corumbá (Foto: Kleverton Velasques)

 

Na entrevista, Ruiter afirmou que Sassida foi uma bênção de Deus para Corumbá (Foto: Kleverton Velasques)

“O padre Ernesto Sassida teve uma grande influência na implantação de políticas públicas sociais em Corumbá. Muitos dos programas executados na cidade foram inspirados nele, no trabalho que realiza”. A afirmação e do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), feita durante uma entrevista a uma equipe da Televisão Nacional da Eslovênia, que está produzindo um documentário sobre Sassida, idealizador de um projeto social de grande importância, a Cidade Dom Bosco.

A equipe ficou na cidade por mais de uma semana e encerrou a etapa de depoimentos na manhã desta quarta-feira (30) com o prefeito corumbaense. A entrevista foi concedida ao jornalista Joze Mozina e traduzida por Antun Sabljak. O responsável pela captação de imagens foi o repórter cinematográfico Joze Jagric. O padre Stane Kerin, diretor do Centro Missionário Esloveno, também acompanha a equipe.

Ruiter, durante a entrevista, exaltou Sassida, afirmando que, juntamente com o Pantanal e a cultura local, são os orgulhos do povo corumbaense. “É uma bênção grande para a cidade ter o padre Ernesto Sassida. Ele influenciou muito na política social de Corumbá”, ressaltou o prefeito.

Ernesto Sassida, segundo o prefeito, influenciou também na sua trajetória política, dizendo que entrou na vida pública motivado por ele. Lembrou as palavras ditas pelo padre quando do falecimento de seu pai, Osvaldo de Oliveira; da criação do Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (Cenper), do qual foi o primeiro presidente, que “veio consolidar tudo que foi idealizado pelo padre Ernesto”.

O chefe do executivo corumbaense destacou ainda a criação da Cidade Dom Bosco, projeto também do padre Ernesto Sassida considerado fundamental para o desenvolvimento de gerações, influenciando na educação e na assistência social. “Sem ele (Sassida), não teríamos a sociedade que temos hoje. Ainda temos problemas, mas seriam maiores ainda se não tivéssemos o padre”.

Documentário

A produção vai contar a história de mais de 50 anos da Cidade Dom Bosco na região pantaneira, e de seu idealizador, o padre Ernesto Sassida, missionário salesiano que deixou a Eslovênia com apenas 15 anos de idade, em 1934. O documentário vai apresentar ainda os outros projetos idealizados pelo padre como o Centro Profissionalizante Dom Bosco, o projeto Criança e Adolescente Feliz, o Sino da Caridade, além de entidades como o Cenper, a Associação de Ex-alunos da Cidade Dom Bosco e o Clube dos Amigos do Padre Ernesto. Pronto, a produção será apresentada na Eslovênia e países da União Europeia.

 

Por: Da Redação