Corumbá

Em encontro com equipe, Paulo Duarte garante continuidade do Povo das Águas

 

“O Programa Povo das Águas é prioritário e vai continuar, apesar das dificuldades que atravessamos”. Com essa afirmação do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, ressaltou o pensamento que tem pautado sua gestão: cuidar bem das pessoas.

“A certeza que tenho é que o programa Povo das Águas será mantido devido a sua importância para o povo. Muitas vezes, é a única oportunidade que as pessoas tem porque a cidade fica muito distante. Vamos buscar sempre melhorar esse programa”, afirmou o Duarte que comandou reunião de avaliação e preparação para a próxima ação.

Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Corumbá com finalidade de levar atendimento médico, odontológico e assistencial para as famílias ribeirinhas da região do pantanal corumbaense, o Programa Povo das Águas finaliza os detalhes para chegar até uma das regiões de mais difícil acesso do território pantaneiro, o Taquari.

Pelo cronograma, a equipe deve partir de Corumbá no dia 08 e começar os atendimentos no dia 09, às 10 horas da manhã, no Porto Buritizal, na região do Corixão, concomitantemente com e região do Cedrinho e Rio Negro, no Porto do senhor Paulo Amaro, já que os profissionais serão divididos para otimizar o atendimento.

Os atendimentos seguem na terça-feira, dia 10, também a partir das 10 horas, no Porto Figueira, na Colônia São Domingos, e no Porto Sairú, na Colônia do Bracinho. Na quarta-feira, 11, as equipes se concentram na Colônia São Domingos, no Porto Sagrado, e já na quinta-feira, dia 12, no Porto Santa Ana, na Colônia do Cedro e Limãozinho.

Durante esses quatro dias, a estimativa é atender cerca de 260 famílias ribeirinhas em todas as localidades visitadas nesta etapa.

Por compreender o Programa como prioritário, o prefeito afirmou que a manutenção das ações permite iniciar desde já a programação para o próximo ano sempre com foco em melhorar os atendimentos aos ribeirinhos.

“Já vamos começar o planejamento do ano que vem com bastante antecedência porque é um programa importante mais do que para a Prefeitura, é importante para as pessoas que dele se beneficiam”, resumiu ao também reforçar o caráter imprescindível que cada profissional destacado na equipe Povo das Águas desempenha para essa população.

“Vocês não vão apenas uma vez ao ano nesses locais, vocês conhecem todos pelo nome, fazem essa interação humana de verdade”, disse Duarte.

O Povo das águas tem coordenação da Secretaria de Governo. Integra as secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, Produção Rural, da Defesa Civil e da Fundação do Meio Ambiente.

Participam do programa social médicos, dentistas, enfermeiras, vacinadoras, assistentes sociais, pedagogas, professoras, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, agentes de Defesa Civil, técnicos, além de agentes ambientais do Município.

 

Por: Da Redação