Corumbá

Em Corumbá, vereador reforça necessidade de maior efetivo policial

 

O crescente índice de violência na região e os crimes praticados contra a contra a natureza, estão preocupando o vereador Paulo Bertini (PSB) que, durante sessão na Câmara de Vereadores, reforçou um pedido junto ao governador Reinaldo Azambuja, para aumentar o efetivo das polícias militar e ambiental em Corumbá.

A solicitação foi feita durante sessão ordinária da Câmara e estendida ao secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa; ao prefeito Marcelo Iunes, e ao assessor da Casa Civil, Sammer Abdallah.

“Precisamos buscar uma solução para os problemas relacionados com a segurança pública em nossa cidade, como também com os crimes praticados contra o meio ambiente. Isso passa especialmente pelo aumento do efetivo policial”, ressaltou, lembrando que “Corumbá e Ladário contam com um Batalhão de Polícia Militar, que presta relevantes serviços a nossa população, com aproximadamente 170 policiais lotados, mas é preciso mais”, e que o mesmo ocorre com a Polícia Militar Ambiental.

Bertini salienta que o Batalhão tem em seus quadros funcionais, um dos mais antigos contingentes do estado, onde 20% do seu efetivo deverá aposentar-se até o próximo ano; outros 3% permanecem constantemente licenciados, para fins de tratamento de saúde, e 25% do referido efetivo, está lotado na cidade de Ladário e destacado nos presídios locais, atuando também nos serviços de escoltas.

Além do aumento do efetivo do Batalhão, o vereador ressalta que o mesmo problema se estende à Polícia Militar Ambiental, responsável pelas ações de proteção do meio ambiente. “A Polícia Ambiental em Corumbá se encontra em situação calamitosa. É preciso uma melhor estrutura para atuar na região do Pantanal corumbaense que possui 64.960,863 km², abrangendo 60% do Pantanal sul-mato-grossense, 37% do Pantanal Brasileiro e 30% do Pantanal sul-americano”.

“Além da possibilidade de ocorrência de crimes ambientais, também há registros de outros tipos de crimes que, por ser uma área de difícil acesso, o atendimento é realizado por guarnições da Policia Militar Ambiental. No entanto, esta guarnição conta com um efetivo reduzido, sem condições de atender outras demandas”, explicou.

O vereador se refere ao fato de que os policiais ambientais exercerem atribuições nas áreas de fiscalização e controle das atividades ligadas ao meio ambiente, e ainda prestam apoio as comunidades indígenas e tradicionais, aos órgãos e entidades do público e do privado local, e ainda executam programas de educação ambiental para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Corumbá conta com cinco postos avançados de Policia Militar Ambiental (Porto da Manga; Comunidade de Albuquerque; São Miguel – Rio Taquari; Acurizal e Porto Jofre), m as todos estão desativados e em precária situação. Há também um destacamento no Buraco das Piranhas ainda em funcionamento, mas com apenas um policial guarnecendo a estrutura física.

“Nesse sentido é possível afirmar que Corumbá conta efetivamente, com um total aproximado de 90 policiais militares e 18 policiais militares ambientais. São heróis que desempenham com bravura, de forma árdua e eficiente as missões de preservação da ordem pública, fiscalização e o policiamento ostensivo, nesta que é a 11º maior cidade do Brasil em extensão territorial (a maior fora da região norte) e consequentemente, a maior do Mato Grosso do Sul e do Centro Oeste brasileiro, além de ser o quinto município fronteiriço mais populoso do Brasil, e a quarta cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul, continuou.

“Por isso mesmo necessitamos com urgência o aumento do contingente policial, uma vez que os números de ocorrências aumentam, refletindo em insegurança ao povo que necessita da intervenção do Estado, de forma a ter reestabelecido o direito à uma sociedade segura e um meio ambiente ecologicamente protegido”, completou.

Durante a apresentação do requerimento, o vereador Bira (PSDB), apoiou a reivindicação de Bertini e lembrou que, dias atrás, em Campo Grande, esteve com o secretário Barbosa, juntamente com o assessor do governador Azambuja, Sammer Abdallah, oportunidade m que tratou do assunto. “O secretário demonstrou preocupação e que vai se empenhar no sentido de que tenhamos mais policiais combatendo a criminalidade em nossa região”, revelou. (Assessoria de Comunicação do Vereador)