Corumbá

Em Corumbá, presença da Guarda Municipal previne violência no âmbito escolar

Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares recebem orientações da Guarda Municipal (Foto: Divulgação)

 

Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares recebem orientações da Guarda Municipal (Foto: Divulgação)

A Agência Municipal de Segurança Pública (Ageseg) tem trabalhado na prevenção à violência em instituições de educação de Corumbá através da Patrulha Escolar. Guardas municipais capacitados realizam palestras, oferecem orientações e dialogam com estudantes, docentes, funcionários e pais de alunos. A finalidade é instruir sobre o perigo das drogas e como conviver em comunidade resolvendo problemas sem precisar partir para a violência.

“Você tem dois grandes lugares para prevenir a violência que é dentro de casa e dentro da escola. Na casa, essa função é da família, mas dentro da escola, temos uma equipe de Ronda Escolar que entra nas instituições e oferece palestras. Com as visitas, a Guarda mostra que é possível conversar para resolver problemas e temos conseguido grandes resultados. Estamos conscientizando os jovens a não usarem drogas e mostrando que isso gera problemas com bocas de fumo, então pode acontecer de a pessoa começar a praticar furtos e roubos por causa do vício. Estamos recebendo pedidos das escolas para realização de visitas. Temos ainda um trabalho especial nos horários de entrada e saída dessas instituições”, afirmou Jorge de Castro, diretor da Ageseg.

Há treze anos na Guarda Municipal, Waldinei Ferreira Seizer está respondendo atualmente pelo Núcleo de Ensino e Projetos da instituição. Ele explicou que os agentes municipais realizam diversas atividades através da ronda escolar, que conta com equipe diária composta por oito guardas. Todos os servidores da Guarda Municipal são capacitados para promover essas atividades junto às escolas.

“Existe o patrulhamento em toda a área escolar onde é feita a parte ostensiva, patrulhamento dentro da escola e ao redor da escola, e oferecemos palestras para alunos e pais dos alunos. O foco da ronda escolar é permitir que o corpo docente tenha toda capacidade de fazer um trabalho sem estar sendo incomodado por ninguém da parte externa. Isso porque os aliciadores estão à procura de alunos e acabam oferecendo drogas. Estamos com a ronda escolar prevenindo isso. Nosso objetivo é mostrar para os jovens o quanto é prejudicial o envolvimento com drogas e as brigas em escolas. A educação vem de casa, dos pais, mas a escola existe para manter a cidadania de cada aluno”, afirmou Seizer.

Além dessa atividade, a Guarda Municipal visa aproximar os estudantes das forças policiais, explicando que tanto a Polícia Militar quanto a Guarda são instituições amigas. De acordo com Seizer, os agentes municipais de segurança têm percebido que o número de casos de brigas na frente de escolas diminuiu bastante se comparado com o ano passado. Ele acredita que isso se deve à presença da ronda escolar. Ele contou que a Guarda Municipal começou suas atividades com estudantes através de fantoches, há cerca de um ano. Com tema escolhido, a história é elaborada e contada para crianças. A atividade, que está paralisada, será retomada no segundo semestre deste ano.

Para Antonio Ruiz, coordenador da Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira, a presença da Guarda Municipal na escola auxilia na prevenção à violência. “É muito importante a presença deles e a confiança na Guarda Municipal que essa presença proporciona aos alunos, mostrando que os guardas estão para proteger não só o prédio da instituição, mas também a segurança dos alunos e da própria comunidade. Os guardas estão também nos ajudando bastante a tratar temas inerentes à idade deles”, afirmou.

Já foram visitadas pela Ronda Escolar todas as escolas da Reme. Escolas estaduais e particulares também têm recebido visitas dos guardas municipais. Palestras também podem ser solicitadas por universidades.

Núcleo de Ensino

A Guarda Municipal conta com Núcleo de Ensino que tem finalidade de proporcionar cursos aos servidores da instituição, bem como desenvolver projetos para público externo, como o que é voltado para estudantes e o que é trabalhado com a patrulha comunitária. Guardas que têm formação acadêmica ou são técnicos em alguma profissão participam do Núcleo promovendo capacitações. Waldinei Seizer, por exemplo, é formado em Recursos Humanos, estudante de Educação Física e credenciado como instrutor veicular. Ele promove capacitação para guardas municipais que precisam aprender a dirigir veículos e pilotar motocicletas.

“O Núcleo de Ensino dentro da Guarda Municipal desenvolve cursos e capacitações há cerca de dois anos, tanto em direção veicular quanto em sistemas de comunicação, cursos de capacitação interpessoal, de primeiros socorros e, em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Produção Rural, oferece cursos de informática, tudo isso para todos os guardas quanto para os seus familiares”, afirmou Seizer. (Assessoria de Comunicação da PMC)